Entrevistas

NRY: “Essa coisa punk rock faça você mesmo é o que fizemos desde então”

NRY: “Essa coisa punk rock faça você mesmo é o que fizemos desde então”

21 de novembro de 2023


Olá, tudo bem? Para começar, para quem não conhece ainda NRY, você pode contar um pouco sobre a sonoridade? O que podemos encontrar na sua música?

Ok, eu acho, o som não é tão especial e isso o torna especial, se isso faz algum sentido. Basicamente nosso som é composto por três caras que amam tocar seus instrumentos e compartilham o amor pelo rock. Bateria, guitarra, baixo e piano elétrico. Sim, também usamos alguns sintetizadores porque nosso baterista – Chris – traz sua influência de sounddesign, mas isso apenas preenche o som e não é um “truque” para soar “moderno”. Então, hoje em dia, onde você pode ouvir qualquer tipo de música supermoderna influenciada pelo KI, estamos meio antiquados. É uma banda de três integrantes com voz de Jens, som de guitarra e Lars no baixo e teclas.

O álbum de estreia ‘On / Off’ tem 17 faixas, e atualmente o consumo de música está muito mais rápido, indo na contramão das bandas que lançam apenas singles ou EPs, qual a ideia da banda em lançar um disco cheio de faixas?

Quando nós três nos conhecemos em nossa sala de ensaio, tocamos e descobrimos que imediatamente formamos músicas completas. Nós nos divertimos tanto tocando que poderíamos ter escrito ainda mais músicas. E as músicas do álbum foram todas compostas em um único período e mostram nossos sentimentos daquela época. Queríamos lançar todos e com os interlúdios queremos mostrar que realmente mergulhamos na música. Nunca pensamos em lançar um single. Quando fazemos música, ao que parece, não pensamos em mais nada a não ser explorar ideias musicais. E também adoramos ouvir um álbum inteiro. Um pouco antiquado, mas não quero mudar de single para single, mas realmente ouvir uma peça musical maior de qualquer pessoa. E ‘On / Off’ é uma peça musical bastante longa.

As letras contam histórias agridoces, explorando desde narrativas pessoais até temas sociais impactantes. Como foi o processo de composição?

Como contei antes, o processo de composição foi ótimo, a improvisação acontece enquanto o Jens canta, o que ele tem em mente naquele momento. Às vezes é um pouco assustador que ele encontre naquele segundo palavras que realmente formem uma história completa ou uma ideia lírica fechada. E, portanto, é óbvio que só podemos contar histórias agridoces, porque é nisso que nos encontramos todos os dias: lutas pessoais e merdas sociais acontecendo em todo o mundo…

Qual mensagem a banda quer passar através da sua música?

Nós sempre nos divertimos muito fazendo música juntos, temos muitos sentimentos em nossas músicas e se pudermos compartilhar isso com outras pessoas, é mais que suficiente para nós!

NRY tem um estilo distinto. Como é criar um projeto musical nos dias atuais, onde existem vários novos artistas aparecendo?

Nós realmente não pensamos nos outros. A música simplesmente acontece e claro está cheia de influências de bandas que gostamos, mas não tentamos soar ou tocar de uma forma determinada ou “moderna”. Se estamos tristes, fazemos músicas tristes e se estamos com raiva, fica alto e rápido e… com raiva!

Qual seria o diferencial do NRY para se destacar?

Nosso nome é a sigla de NOT READY YET. Então, pensamos que nunca estaremos “prontos” e tentaremos novos sons, outras influências, formaremos novas estruturas musicais, não nos importaremos com nenhum gênero, mas tentaremos fazer um ótimo rock. Isso manterá nossa música fresca e o próximo álbum será diferente…

Qual é a sua maior ambição na música?

Divulgue nossa música, conheça pessoas legais e divirta-se juntos!

Para as pessoas que estão começando na música, que conselho você pode dar? Diria algo que você gostaria de ter ouvido quando começou?

Começamos a fazer nossa própria música aos 14 anos. Então não sabíamos nada! E se alguém nos dissesse algo, faríamos exatamente o oposto, apenas para fazer o que queremos. Essa coisa punk-rock-faça você mesmo é o que fizemos desde então. Eu aconselharia encontrar algo para expressar seus sentimentos e não dar a mínima para a opinião das pessoas sobre isso!

Quais os planos futuros? 

Visitar o Brasil! Queremos tocar nossas músicas ao vivo. E claro, no momento em que finalizamos o projeto, iniciamos um novo.

Pode deixar uma mensagem para nossos leitores e os fãs brasileiros da banda?

Como eu disse, é muito bom alcançar ouvintes no Brasil. Mal podemos esperar para fazer alguns shows no Brasil, para realmente entrar em contato com as pessoas e a cena musical. É tudo uma questão de se conectar com pessoas interessadas e passar ótimos momentos juntos.

Obrigado!!!