hbNews

Alexandre De Orio lança o single ‘A Gypsy for SAM’

10 de abril de 2024


O experiente guitarrista e professor Alexandre De Orio, conhecido por sua estrada no heavy metal ao lado do Claustrofobia, onde esteve por quase 20 anos, lançou o single “A Gypsy for SAM”. Trata-se de um gypsy jazz que o músico criou em homenagem à Swarnabhoomi Academy of Music (SAM), localizada na cidade de Chennai, na Índia, onde lecionou em 2022 e se encontra atualmente. “O single conta com a participação do baixista Adriano Sambatti, outro brasileiro que teve a sua segunda experiência lecionando na SAM no final do ano passado”, revela De Orio, que tem experiência no gypsy jazz, já que em 2016 integrou o Gypsy Jazz Duo com o guitarrista Marcus Almeida.

Ouça “A Gypsy for Sam”;

A Swarnabhoomi Academy of Music (SAM) é similar a uma EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim), onde os estudantes de várias partes da Índia têm uma carga horária de faculdade e comparecem todos os dias. Além de dar aulas na SAM, Alexandre de Orio realizou um workshop em no The Assam Valley School, localizado no Nordeste da Índia. “O workshop foi feito em parceria com a SAM e nele abordei sobre a música brasileira, a utilização de ritmos brasileiros para a construção de riffs de metal e o conteúdo do meu livro ‘Metal Brasileiro: Ritmos Brasileiros Aplicados na Guitarra Metal – Novos Caminhos para Riffs de Guitarra – Volume 1 – Samba Metal’, que trata da fusão do heavy metal com ritmos brasileiros”, detalha o guitarrista.

Embora lecionando jazz e música brasileira, o lado metal do guitarrista foi colocado em prática a pedido dos alunos em sua primeira passagem na SAM, ocorrida há dois anos. “Acabei gravando ‘Arise’, do Sepultura, com a banda Godless. Na verdade, fizemos uma jam e gravamos ao vivo. O baterista, Vishnu Reddy, é professor de bateria na SAM e o baixista que gravou é o Diretor da Academia (Siddhartha), que também curte metal e toca djent”, explica De Orio.

Alexandre De Orio também é diretor musical da School of Rock Guarulhos e professor da pós-graduação em Rock pela Faculdade Santa Marcelina. O músico e professor integra o Quarteto de Guitarras Kroma e a banda Trem da Alegria, que fez grande sucesso na década de 80. Também participa de projetos solos com Sérgio Britto (Titãs), Digão (Raimundos) e Egypcio (ex-Tihuana, atual Cali).

Confira o single “A Gypsy for SAM” no Streaming: https://onerpm.link/925361371458

Veja “Arise” Tribute to Sepultura na Swarnabhoomi Academy of Music: https://youtu.be/w-Ovi_ExIlk

Instagram: https://www.instagram.com/alexandredeorio/
YouTube: youtube.com/alexandredeorio