hbNews

… and Oceans lança a nova faixa ‘Vigilance and Atrophy’

… and Oceans lança a nova faixa ‘Vigilance and Atrophy’

10 de março de 2020


A banda de black metal sinfônico …And Oceans lançou “Vigilance and Atrophy”, a segunda faixa de seu novo álbum, ‘Cosmic World Mother’. A arte de capa do álbum foi criada por Adrien Bousson.

O vocalista Mathias Lillmåns comentou: “Vigilance and Atrophy mostra o lado melódico do …And Oceans. Uma música carregada de melodias de guitarra e envolvida em sintetizadores espaciais, apresenta as paisagens sonoras mais épicas de ‘Cosmic World Mother’. Apesar de ser uma música bastante otimista, as palavras foram escritas durante um dos momentos mais sombrios da minha vida, em uma insônia alimentada por algo como um estado de transe”.

Tracklist:
1. The Dissolution of Mind and Matter
2. Vigilance and Atrophy
3. Five of Swords
4. As the After Becomes the Before
5. Cosmic World Mother
6. Helminthiasis
7. Oscillator Epitaph
8. In Abhorrence Upon Meadows
9. Apokatastasis
10. One of Light, One of Soil
11. The Flickering Lights

Mikael Karlbom/Divulgação

A fumaça do black metal escandinavo estava envenenando o ar e a segunda onda de black metal assumiu uma nova forma. A banda …And Oceans surgiu nessa cena em 1995, com uma abordagem sinfônica excepcional e única para a música. Ainda buscando seu caminho musical a seguir, os finlandeses fizeram algumas demos antes de assinar com o selo Season of Mist há 22 anos.

Nesse ponto, a banda já havia encontrado seu caminho a percorrer, moldando a música e as letras dos visuais e tópicos regulares de black metal, com trechos ambientais e letras distorcendo a realidade, usando diferentes idiomas e com o objetivo de provocar e confundir.

Em 1998, o álbum de estreia ‘The Dynamic Gallery of Thoughts’ recebeu forte feedback da mídia e a notícia saiu em ritmo acelerado, levando a um split álbum com os colegas de gravadora Bloodthorn. O álbum seguinte, ‘The Symmetry of I, The Circle of O’, lançado em 1999, ampliou ainda mais os limites.

Entrar no Abyss Studios com os irmãos Tägtgren em 2000 mudou a banda toda mais uma vez. O álbum ‘A.M.G.O.D.’ estava musicalmente muito longe do delirium sinfônico do black metal, com sua abordagem eletrônica pós-moderna.

Após uma turnê com Marduk, Mortician e Vader, o grupo voltou ao Abyss Studios para gravar um álbum mais elementar, com vibrações industriais e eletrônicas. Em 2002, quando o último álbum ‘Cypher’ foi lançado, a banda alcançou seu círculo completo e decidiu parar.

17 anos depois, uma nova energia foi despertada, e os finlandeses decidiram retomar as atividades em shows em uma quantidade reduzida. Logo, os músicos começaram a trabalhar em um novo álbum e voltaram para o selo Season of Mist. Algumas caras novas se juntaram recentemente à banda, incluindo o vocalista Mathias Lillmåns (Finntroll). O novo álbum da banda, ‘Cosmic World Mother’, vem à cena metal finlandesa devolver um som feroz de black metal, combinado com influências industriais e sinfônicas. As músicas estão cheias de criatividade e energia, entrelaçando o som do … And Oceans com elementos dos diferentes projetos em que os músicos tocaram ao longo dos anos.

No disco, a faixa seis explora as transformações da energia física e psicológica. Quando morremos, nosso corpo se torna energia para plantas e animais … Mas o que acontece com a mente e a alma? A ‘Cosmic World Mother’ (Mãe Cósmica do Mundo) está no coração desses fluxos de energia: a doadora de nascimento, aquela que se transforma e a tomadora de vida. Toda energia é eterna, apenas muda de forma …

Mikael Karlbom/Divulgação

Formação:
Timo Kontio – Guitarra
Mathias Lillmåns – Vocais
Teemu Saari – Guitarra
Antti Simonen – Teclado
Kauko Kuusisalo – Bateria
Petri Seikkula – Baixo