hbNews

André Matos: um ano sem o Maestro do Rock

André Matos: um ano sem o Maestro do Rock

8 de junho de 2020


Hoje completa um ano da morte do nosso Maestro Brasileiro, André Matos. Ex-vocalista das bandas Viper, Angra e Shaman, com projetos paralelos e uma carreira solo.

André se destacou pelo formato lírico de cantar, gosto pela música erudita/clássica, ousadia em misturar música brasileira com heavy metal e detalhista na forma de compor. O Viper foi sua primeira banda, quando jovem, e após conhecer alguns amigos na escola, decidiu montar o Angra onde sua carreira decolou, e posteriormente surgiu o Shaman, com ex-integrantes da banda anterior.

Influenciado por Iron Maiden, Helloween e Judas Priest, Andre deixou clássicos que sempre serão tocados como “Make Believe”, “Angels Cry”, “Holy Land”, “Carry On”, entre outras.

Esse ano, no dia 30 de novembro será lançada a biografia autorizada pela família do nosso maestro (Através da Editora Estética Torta) e no ano seguinte, dia 14 de setembro será lançado o documentário da sua vida por trás das câmeras, intitulado “Andre Matos, o Maestro do Rock”.

O vocalista Andre Matos, se apresenta durante o Free Pass Metal Festival III, no Espaço das Américas, em São Paulo, na noite de domingo, 02 de Junho de 2019.

Carlos Pupo/Headbangers News

O vocalista Andre Matos, se apresenta durante o Free Pass Metal Festival III, no Espaço das Américas, em São Paulo, na noite de domingo, 02 de Junho de 2019.

O site Headbangers News acompanhou o que foi a última apresentação de André Matos, no Free Pass Metal Festival III, no Espaço das Américas, com a sua banda Shaman. Pouco menos de uma semana após o show, a morte de André Matos, aos 47 anos, é confirmada pelos amigos e familiares nas redes sociais.

Muito reservado e discreto, Andre pediu que não houvesse velório em sua morte, e que, fosse cremado. Tudo foi feito conforme pedidos do artista,em vida. Em 13 de julho de 2019, num show no Centro de São Paulo, Rafael Bittencourt (guitarrista do Angra) anunciou para o público que a data de sua morte (08 de junho) foi decretada pelo Prefeito  de SP, Bruno Covas (PSDB), como o “Dia Municipal do Metal” em memória do Andre Matos.

O Brasil sempre terá orgulho de ter lançado ao mundo este grande artista.