hbNews

Arkona lança o videoclipe oficial de “Ugasaya”

16 de junho de 2023


Hoje, o quinteto de pagan metal Arkona lançou um videoclipe oficial para sua bela faixa impulsionada por sintetizadores “Ugasaya”, bem a tempo do lançamento de seu novo álbum, Kob’, também lançado hoje. Conceitualmente, o álbum é uma catabase que retrata a descida gradual da humanidade ao abismo. Cada problema da humanidade é indicado no álbum na ordem de sua ocorrência inevitável.

Rodeado por uma natureza atormentada, o videoclipe oficial de “Ugasaya” reflete a alma ferida da Mãe Terra e o mundo distópico em que vivemos. A terra ressecada cerca um antigo e belo lago enquanto o ARKONA toca sua música inspirada no doom metal. A paisagem devastadora e terrível funde os sintetizadores rítmicos e uma linha de baixo envolvente, criando uma atmosfera turbulenta com os rugidos profundos de Masha e gritos dilacerantes.

Arkona sobre o novo videoclipe de “Ugasaya”: “Ugasaya” é o terceiro passo de 6, que a humanidade está conscientemente dando em direção ao abismo, condenando assim toda a raça humana à aniquilação total. Essa música fala sobre uma catástrofe ecológica, resultado inevitável das ações insanas cometidas pelos seres humanos ao longo de sua existência inteira e da vida sem valor à custa do sofrimento interminável da Mãe Terra. É sobre cataclismos e desastres naturais, como consequências da intervenção humana na tentativa de se elevar acima da verdadeira essência divina da natureza, fazendo com que todos os elementos se rebelem contra os humanos, e a natureza, inicialmente sendo a única progenitora – Criadora, matando seu filho insensível e egoísta.”

Arkona sobre o novo álbum, Kob’: “Estamos enormemente orgulhosos de apresentar a vocês nosso novo álbum, Kob’, que está finalmente pronto para se revelar ao mundo em todo o seu esplendor. Vestido com uma túnica preta, está preparado para se revelar na imagem da morte multifacetada e majestosa, que inevitavelmente nos conduz por um fio invisível, pelo sussurro de um feitiço profético de divinação chamado Kob’. Feche os olhos. Guiado pela Escuridão Universal que ressurgiu da sepultura, saboreie a carne de uma realidade sangrenta e flagrante. Beba as lágrimas dos sofrimentos da Mãe Terra. Tire a pele suja do seu rosto inocente, a fim de ser purificado do sofrimento recebido durante o poder sombrio de epidemias e guerras que foram criadas por suas mãos puras e gentis. Pois você é humano e o mundo não viu nada mais belo do que você…”

Preparando os ouvintes para o primeiro passo em direção ao abismo, a faixa de abertura do álbum “Izrechenie. Nachalo” (em português: O Discurso. O Começo) leva suavemente a mão do ouvinte, levando-o a territórios hipnóticos de sussurros sinistros e vozes sussurrantes – um motivo recorrente no álbum. Dominado por sintetizadores rítmicos e uma linha de baixo cativante, “Ugasaya” (POR: Desvanecendo) representa a era moderna das raízes pagãs do Arkona, bem como a grande diversidade em sua música. Embora Kob’ seja dedicado ao pagan metal, “Mor”, uma das faixas mais longas do álbum, pende para o black metal – formando o hino mais épico do álbum. Além de se expressar por meio das letras, Masha também estabelece o tom com seu solo de teclado na emocional “Razryvaya plot’ ot bezyskhodnosti bytiya” (POR: Rasgando a carne devido ao desespero do ser). Enquanto a sociedade cava sua própria sepultura por meio de guerras, crenças religiosas e problemas ambientais, instrumentos de sopro pensativos e interlúdios de guitarra acústica transformam a agressividade dos rugidos profundos e dos riffs de guitarra rápidos. Encerrando o álbum com o apocalipse absoluto do mundo em “Izrechenie. Iskhod” (POR: O Discurso. A Conclusão), Kob’ está profundamente enraizado nos estilos do pagan metal dos velhos tempos, mas oferece um espírito moderno por meio de sua produção e variedade.

Kob’ Tracklist:
1. Izrechenie. Nachalo
2. Kob’
3. Ydi
4. Ugasaya
5. Mor
6. Na zakate bagrovogo solntsa
7. Razryvaya plot’ ot bezyskhodnosti bytiya
8. Izrechenie. Iskhod

Crédito: Edaliana Rennenkampf

ARKONA é composto por:
Masha “Scream” – Vocais, Teclados, Percussão
Sergei “Lazar” – Guitarras
Ruslan “Kniaz” – Baixo
Vladimir “Volk” – Instrumentos de sopro
Alexander Smirnov – Bateria