hbNews

Calligram lança o disco de estreia The Eye Is The First Circle nas plataformas de streaming

Calligram lança o disco de estreia The Eye Is The First Circle nas plataformas de streaming

11 de agosto de 2020


The Eye Is The First Circle (Prosthetic Records, 2020) faz o black metal atravessar o caminho até o post-hardcore numa mistura genuína de estilos e este é o disco de estreia do quinteto Calligram, verdadeira Torre de Babel da música pesada, mas que se entrosa com perfeição.

Formada por dois brasileiros, um inglês, um francês e um italiano, Calligram, com seu The Eye Is The First Circle, álbum escrito em período de grandes dificuldades pessoais para todos os integrantes, tem conseguido se tornar grande referência para o black metal moderno e recente em diversas partes da Europa onde o trabalho tem sido recebido com entusiasmo pelos ouvintes e grandes veículos como Metal Hammer, Metal Injection, Decibel e Blabbermouth.

Calligram é um amálgama único de pontos de referência e influências culturais, musicais, emocionais, políticas e sociais. Em uma banda com tantas possibilidades, o idioma das canções é o italiano, língua do vocalista Matteo. A banda se desprendeu do conceito de que é necessário o inglês e Matteo assim pôde fazer a mensagem das letras fluir melhor.

Um conjunto de fatores obviamente costurados à música em si pavimentam a boa impressão que o Calligram deixa com seu álbum: o cuidado com artes gráficas, fotos e os dois clipes extraídos do disco que valorizam a mensagem. Os vídeos são de duas faixas diferentes e que se completam entre si como capítulos de uma série.

The Eye Is The First Circle, título do álbum, deriva de um ensaio de Ralph Waldo Emerson intitulado Circles, que começa: “O olho é o primeiro círculo: o horizonte que ele forma é o segundo; e por toda a natureza essa figura primária se repete sem fim”. Embora o ensaio seja sobre a transitoriedade da vida e o aspecto em constante evolução da natureza, a banda optou por dar à primeira frase um novo significado, interpretando a imagem do círculo que envolve cada pessoa como uma esfera na qual temos o dever de cuidar uns aos outros.

Ouça agora Calligram – The Eye Is The First Circle

Spotify – bit.ly/calligram-spotify

Deezer – bit.ly/calligram-deezer

Tidal – bit.ly/calligram-tidal