Notícias

Centro da Terra desvenda conceito de ‘Vejo o Sol’

Divulgação/Acesso Music

O grupo Centro da Terra lançou recentemente o single “Vejo o Sol”, música que integra o mais recente álbum do power trio, chamado Centro da Terra. A composição, com mais de sete minutos, cativou pelo conceito lírico unido ao clima setentista da música.

Para explicar como funciona o processo de criação das letras do Centro da Terra, o baterista Guilherme Pala comenta: “Na maioria das composições não buscamos um tema específico, começamos a compor e fazer testes e muitas vezes a letra e a ideia geral da música surge disso”.

Em relação ao mais recente single, ele complementa: “’Vejo o Sol’ é uma das músicas mais antigas que temos, mas passou por muita coisa até ficar do jeito que está no disco. Estávamos brincando com alguns timbres de órgão Hammond e meu irmão, Fred, começou a cantar de improviso o que depois se tornou o refrão. Depois,  começamos a fazer os arranjos.  Pensando nela depois de pronta consigo ver que ela acabou criando um tema. Para mim, ela retrata as prisões invisíveis da vida, o vazio existencial e a falta de sentido, mas ao olhar por outro ângulo ou outra luz (como a do sol, se preferir) isso se torna algo libertador, nos possibilitando criar o sentido que quisermos para existir”.

O processo musical e lírico se fundem para a criação de algo único. Enquanto a letra mostra uma abordagem ampla, a música segue pelo mesmo caminho, mesclando referências e sonoridades: “Eu sempre a enxerguei como uma “Bold as Love”, sem querer nos comparar ao lendário Jimi Hendrix. Mas ela tem essa dinâmica calma meio que como uma balada e até na ideia geral de construção e letra, e de repente ela explode em energia e guitarras ao contrário, até que chega ao seu ápice no final”.

Ouça o single “Vejo o Sol”: https://onerpm.link/8485024537

O álbum Centro da Terra foi masterizado pelo veterano Sean Magee (Deep Purple, John Lennon, Rush) no lendário Abbey Road Studios, de Londres. As últimas cópias do trabalho em vinil estão disponíveis diretamente com a banda.

O disco, com capa do artista Paulo Motta, foi viabilizado por meio de uma bem sucedida campanha de crowdfunding. O álbum completo também está saindo em formato especial com CD e DVD. Em breve, o conjunto promete mais novidades para seus fãs.

A banda

O power trio Centro da Terra, de São José do Rio Preto/SP, se apresentou nos grandes palcos do Brasil, realizando mais de 1.200 shows e dividindo palco com artistas renomados como Ian Anderson (Jethro Tull), Steppenwolf, Arnaldo Baptista e Almir Sater. São mais de 1200 shows na carreira.

Com o funky blues (guitarra e voz) de Fred Pala aperfeiçoado nas ruas da Europa, o rock’n’roll progressivo de Zeca Mustang (baixo e backing vocal) e o inovador jazz fusion de Guilherme Pala (bateria), a música do Centro da Terra traz à tona a elevação espiritual, com música e poesia, mesclando referências de ritmos sonoros brasileiros como bossa nova e baião, além de jazz, blues e muito improviso. Siga o Centro da Terra nas redes sociais para mais novidades.

Informações

Adquira o vinil: https://linktr.ee/centrodaterravinil
Instagram: https://www.instagram.com/centrodaterrapowertrio/
YouTube: https://www.youtube.com/CentroDaTerraTrio
Facebook: https://www.facebook.com/centrodaterrapowertrio