Decreto Sem Lei, banda de hard rock de Santo André (SP), formada por Felipe do Amaral (vocal), Mauricio Amaral e Blau Venâncio(guitarras), Pardal Chimello (baixo) e Bruno Turbilhão (bateria), apresenta o álbum de estreia, intitulado simplesmente “Decreto Sem Lei”. O debut homônimo traz dez composições recheadas de riffs marcantes e letras provocativas, com a identidade própria que a banda vem construindo desde 2018. “A banda surgiu com a proposta de fazer música que diverte e instiga a pensar. Musicalmente, mesclamos influências que vão do blues ao heavy metal”, explica o guitarrista Mauricio Amaral.
O material foi gravado e mixado no estúdio Dual Noise (SP), com produção a cargo de Wecko Mainente. Viabilizado com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura de Santo André, o trabalho estará disponível nas plataformas de streaming.
Desde o primeiro EP, lançado em 2019, passando pelo single “Coisa Alguma”, de 2023, até o recente single e videoclipe “Imprevistos”, de 2024, a banda vem consolidando sua trajetória com apresentações em eventos como o Festival de Inverno de Paranapiacaba, o aniversário de Santo André, além de apresentações em cidades como Guarulhos, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e São Paulo. “A faixa ‘Imprevistos’, que saiu em videoclipe, foi inspirada no cenário de incertezas da pandemia de Covid-19. Ela carrega a energia e a identidade do Decreto Sem Lei. Como se trata de um verdadeiro cartão de visitas, virou roteiro de nosso primeiro clipe”, revela Felipe do Amaral.
Confira o videoclipe “Imprevistos”, que contou com direção e fotografia de Bruno Badain, montagem de Gabriel Bordoni e participação especial de Gabriella Lima, em https://youtu.be/RQTHVg63oq0
O álbum apresenta um olhar crítico e contundente sobre diferentes aspectos da realidade social e humana. Em “Recado Ignorado”, denuncia-se a exploração inconsequente da natureza, enquanto “Convocado para Morrer” expõe a violência do tráfico e suas vítimas inocentes. “Ela tem abordagem direta e visceral, escancarando a brutalidade do tráfico de drogas e relatando como inocentes são tragados por uma guerra que não escolheram lutar. É um dos sons mais pesados do álbum, um verdadeiro soco no estômago”, descreve Blau Venâncio.
Já faixas como “Ponto de Vista” e “O Tempo Voa” trazem reflexões profundas sobre a finitude da vida e a urgência de viver com propósito. Há também espaço para o retrato de escolhas impulsivas e destrutivas, como em “Sem Pensar no Amanhã”, e da força necessária para superar quedas, como em “Tombo”. O álbum ainda mergulha nas complexidades das relações humanas, criticando abusos emocionais e atitudes tóxicas em “Controlador” e “Pena”.
Outras faixas, como “Na Minha Cabeça Não Entra”, falam sobre o desconforto diante de ideias absurdas e da urgência por mais empatia e bom senso nas relações sociais. “Quem nunca se indignou com ideias absurdas, posturas inconcebíveis ou opiniões sem noção? Esse é o pano de fundo de ‘Na Minha Cabeça Não Entra’, primeira faixa composta pela banda”, conclui Felipe do Amaral.
O show de lançamento do álbum acontecerá no dia 26 de julho (sábado), na Arena Galeria, no quinto andar da icônica Galeria do Rock, no centro de São Paulo. A apresentação faz parte da programação do Nanda Rev Rock Fest, festival que celebra a cena independente e autoral na capital paulista.
Data: 26 de julho (sábado)
Horário do festival: 10h às 18h
Entrada do Decreto Sem Lei: 15h30
Arena Galeria – 5º andar da Galeria do Rock
Av. São João, 439 – Centro, São Paulo – SP
Entrada: gratuita
Ouça no Spotify em:
Instagram: https://www.instagram.com/decreto_sem_lei/
Facebook: https://www.facebook.com/DecretoSemLei/
E-mail: decretosemlei@gmail.com