hbNews

Dia do Orgulho Nerd: Conheça 10 músicos nerds do metal

Dia do Orgulho Nerd: Conheça 10 músicos nerds do metal

25 de maio de 2021


Na data de 25 de maio é comemorado em todo o mundo o Dia do Orgulho Nerd. Grupo que antes era excluído, hoje ganha cada vez mais espaço nas principais mídias. E no metal não é diferente. O gênero musical sempre teve entre seus ouvintes fãs de RPG, jogos de videogame, jogos de tabuleiro, animes e, até mesmo, fãs de literatura fantástica e ficção científica. Nesta lista, vamos conhecer um pouco mais dos nomes do metal que são, assumidamente, nerds!

Aline Happ (Lyria)

A vocalista da banda de metal sinfônico brasileira, Aline Happ, coleciona action figures e também é uma grande apreciadora dos jogos do SNES, da Nintendo, e do Playstation. No perfil do Instagram da banda sempre existem conteúdos voltados para jogos da época como Power Rangers e Lara Croft, além de cosplays de personagens famosos.

Amy Lee (Evanescence)

A vocalista do Evanescence, banda americana de metal alternativo, é mais uma das que mantém a sua chama nerd acesa. Recentemente, no fim de uma turnê com a violinista Lindsey Stirling, a cantora vestiu-se de Chewbacca e apareceu de surpresa no palco. Na área dos games, junto de sua banda, Amy Lee cantou a música-tema do Gears of War 5, chamada The Chain.

Bruno Sutter (Massacration/Detonator)

Conhecido pelo humor em relação aos estereótipos do metal, e pelo alcance de sua voz, Bruno Sutter é um nerd que é figurinha carimbada em eventos de anime. Em sua carreira solo, tornou-se o intérprete do tema de encerramento do Dragon Ball Super, no Brasil. E promoveu o lançamento da saga Noites de Trevas: Metal, da DC Comics, como o seu personagem Detonator. Em mais uma participação no mundo nerd, o músico é o narrador do game de batalhas de carros online, chamado Heavy Metal Machines, na Steam.

 

Cristina Scabbia (Lacuna Coil)

A vocalista da banda italiana Lacuna Coil, Cristina Scabbia é uma nerd de carteirinha. Fã de Star Wars, não faltam demonstrações em seu Instagram da paixão pelo mundo criado por George Lucas. Desde penteados a la Leia a abraços a Stormtroopers, a cantora não deixa de demonstrar o amor pelos personagens de Star Wars, principalmente Darth Vader.

 

Christopher Lee (solo)

Sir Christopher Lee é mais conhecido pelo público nerd como Saruman, o mago branco que aparece na trilogia de O Senhor dos Anéis, e também no filme O Hobbit. Mas poucos sabem que o ator, morto em 2015, também cultivava fortes ligações com o metal. Grande fã do gênero, usou o seu timbre para gravar QUATRO álbuns de Heavy Metal, além de três EPs, incluindo um com canções de Natal. Ele também participou de álbuns do Rhapsody of Fire e Manowar, narrando e cantando.

Dio (Black Sabbath, Rainbow, Elf, Heaven and Hell)

Uma das vozes mais potentes do metal, Dio, morto em 2010, leva os fãs a um mundo de fantasia, com batalhas, goblins e elfos. Como se já tivesse vivido em épocas mágicas, Ronnie James Dio cantava como se estivesse em uma campanha de D&D, como podemos ver no clipe de “Holy Diver”, em que o músico encarna a persona de um humano bárbaro, lutando com sua espada contra um outro humano.

Edu Falaschi (Angra e Almah)

O vocalista Edu Falaschi, do Almah e ex-integrante do Angra, é fã de jogos de videogame há algum tempo, mas durante essa quarentena, o músico resolveu investir em um canal de YouTube. Em entrevista ao site UOL, ele contou que a paixão por games começou em 1981, quando ganhou um Atari 2600, e se estende até hoje com a sua paixão pelo FIFA. Vale lembrar que a música “Nova Era”, foi tema de um jogo da Sony no Japão, e Edu Falaschi é mais um da lista que é fã de Cavaleiros do Zodíaco, chegando a cantar o tema do anime, que depois originou o grupo “Cavaleiros in Concert”, que se apresenta em eventos de anime e geeks.

Monica Possel (Hamen)

Apaixonada por ficção científica e teorias de realidades paralelas, a vocalista da banda de metal sinfônico Hamen, Monica Possel, é leitora assídua da obra de Arthur C. Clarke, C.S. Lewis, Dan Brown, William Gibson e Stephen King. O disco de estreia da banda brasileira, Unreflected Mirror, conta com letras conceituais, que falam sobre o mundo pós-moderno, a máquina que devora pessoas e a busca pelo poder, temas frequentes em obras de ficção científica, inspirada na obra de Arthur C. Clarke.

Rod Wolf (Lyria)

Mais um integrante do Lyria tem sangue nerd correndo nas veias. O guitarrista do Lyria, Rod Wolf, é um fã declarado do anime Cavaleiros do Zodíaco, chegando a nomear o seu filho como “Milo”, o Cavaleiro de Escorpião. Nos games, Rod é um ávido jogador de FIFA, The Last of Us, Battlefield, Mortal Kombat e tem como preferido a série clássica de Hideo Kojima, Metal Gear.

 

Steve Harris (Iron Maiden)

O baixista e fundador do Iron Maiden, Steve Harris, é o pai de todos as bandas nerds de metal. Principal compositor da banda britânica, em suas letras é possível encontrar referências a literatura, cultura pop e ficção científica. Como por exemplo, na capa de “Powerslave”, em que é possível encontrar um grafite, entre os hieróglifos da capa, onde está escrito “Indiana Jones Was Here, 1941”. Mas nada se compara aos easter eggs da capa do álbum “Somewhere in Time”, que traz referências à Tardis (Dr. Who), Batman, o vôo de Ícaro, Philip K. Dick (autor de ficção científica), The Tyrell Corporation (Blade Runner), Fundação (livro de Isaac Asimov), uma espaçonave e Eddie como um android.