hbNews

Dorsal Atlântica lança clássico “Dividir & Conquistar” em vinil

Dorsal Atlântica lança clássico “Dividir & Conquistar” em vinil

11 de abril de 2024


A banda Dorsal Atlântica, um dos mais autênticos nomes do heavy metal brasileiro, celebra a reedição em vinil do álbum Dividir & Conquistar pelo projeto Rocinante Três Selos. Lançado originalmente em 1988, o disco se tornou uma pedra fundamental no cenário do metal, marcando a trajetória da banda e estabelecendo novos padrões sonoros e artísticos.

Fundada pelo vocalista e guitarrista Carlos “Vândalo” Lopes e seu irmão, o baixista Claudio “Cro-Magnon” Lopes, a Dorsal Atlântica desafiou convenções e abriu novos caminhos para o heavy metal no Brasil desde o início de sua carreira. Com uma fusão única de metal, punk e hardcore, a banda conquistou uma base de fãs dedicada e influenciou gerações de músicos e grupos.

Dividir & Conquistar representa um momento crucial da banda, marcando uma transição sonora e conceitual para o grupo. Com letras incisivas e uma sonoridade ousada, o álbum explorou temas como violência, conflitos sociais e a busca por identidade, consolidando a reputação da banda como uma voz dissonante no cenário musical brasileiro.

A faixa de abertura, Tortura, teve sua letra inspirada em um livro do poeta maldito e “anarquista intelectual” Glauco Mattoso. Violência é real abordava um assalto em um ônibus presenciado pelo líder da banda no ano novo de 1987 e Morador das ruas descreve ainda mais a fundo a sua vivência pela noite da cidade grande.

Para desespero dos radicais, Dividir & Conquistar também trazia o teclado de Celso Suckow, do Metalmorphose, além do piano de Vinícius Mathias e as vocalizações eruditas de Rodrigo Esteves, ambos integrantes do Azul Limão. O LP foi um sucesso no underground e teve suas quatro mil cópias esgotadas rapidamente e traz hinos como Lucrécia Bórgia, Vitória, Metal desunido e Preso ao passado.

A reedição em vinil azul 180g oferece uma oportunidade única para novos e antigos fãs revisitarem o álbum. Com uma capa dupla, envelope com letras e texto do jornalista e escritor Bento Araújo, esta edição é uma homenagem à jornada do Dorsal Atlântica. O LP está disponível exclusivamente no e-commerce do projeto Rocinante Três Selos.

Tracklist

Lado A

A1. Tortura (02:03)

A2. Vitória (04:03)

A3. Violência é real (06:36)

A4. Metal desunido (06:26)

Lado B

B1. Lucrécia Bórgia (05:10)

B2. Morador das ruas (05:02)

B3. Velhice (04:47)

B4. Preso ao passado (05:52)