hbNews

Eivør anuncia álbum Tungl para outubro e lança o single “Drekafljóð / Dragon Maiden”

Eivør anuncia álbum Tungl para outubro e lança o single “Drekafljóð / Dragon Maiden”

16 de julho de 2026


A cantora faroesa Eivør anunciou o lançamento de seu novo álbum de estúdio, Tungl, previsto para 16 de outubro. O título significa “lua” em faroês e marcará o primeiro trabalho da artista pela gravadora Nuclear Blast.

Como prévia do disco, Eivør lançou o single “Drekafljóð / Dragon Maiden”, acompanhado de um videoclipe dirigido por Krassasig (Kristinn Arnar Sigurðsson) e gravado em Svínadalur, na Islândia.

Sobre a faixa, a artista afirmou que “Drekafljóð / Dragon Maiden” é “um tributo à força feroz e intuitiva que vive dentro de todos nós”. Segundo ela, enquanto o single anterior, “Healer”, abordava a resiliência, a nova música representa “um despertar” e “um lembrete do poder que sempre esteve guardado em seu interior”.

Eivør explicou que a composição nasceu de um poema que permaneceu em sua mente por muito tempo. “Eu queria capturar aquela sensação libertadora e bonita de abrir mão do controle e se entregar ao que a vida trouxer”, disse. A cantora contou ainda que convidou Marjun S. Kjelnæs para concluir o texto e destacou o orgulho pelo resultado obtido.

A artista também comentou o processo de produção da música. “Produzi e gravei a faixa com meu grande parceiro criativo, Tróndur Bogason, e com a minha banda. Eu queria que ela soasse lúdica e dançante, mas sem perder uma corrente oculta de melancolia. Amo o contraste entre movimento e quietude, luz e sombra, e acho que esta canção habita justamente o espaço entre esses mundos.”

Segundo Eivør, “Dragon Maiden é sobre confiar na intuição, abraçar a incerteza e ter coragem para se render ao fluxo da vida”.

O videoclipe foi filmado durante dois dias em Svínadalur. A cantora descreveu a gravação como “uma experiência extremamente especial” e revelou que uma das principais ideias da produção foi a construção de uma plataforma giratória desenvolvida especialmente para o projeto.

“Passei dias ensaiando com a minha ‘irmã’ islandesa e coreógrafa, Aðalheiður Halldórsdóttir, que de alguma forma conseguiu me ensinar a cantar enquanto girava sem que eu caísse no chão”, afirmou.

Ela acrescentou que interpretar a música sobre a plataforma proporcionou uma sensação semelhante à de viajar no tempo. “Foi um desafio físico, mas, assim que parei de tentar controlar o movimento e me entreguei a ele, tudo fluiu e se encaixou. Isso me pareceu profundamente conectado ao próprio significado da canção.”

Eivør também agradeceu à equipe envolvida na produção. “Todo o processo foi movido por criatividade, determinação e pela vontade de tentar algo que parecia quase impossível. Sou incrivelmente grata a todos que ajudaram a dar vida a essa visão, e mal posso esperar para que as pessoas assistam ao resultado final.”

O diretor Krassasig contou que conheceu a cantora após um show em Amsterdã e que ambos decidiram desenvolver um projeto juntos. Ao ouvir “Drekafljóð” pela primeira vez, afirmou ter sido “imediatamente transportado para um mundo onírico”.

Segundo o diretor, o conceito do vídeo surgiu rapidamente. “Uma grande plataforma giratória no meio de uma floresta, um instrumento espacial simples, mas expressivo, capaz de transformar o movimento e criar dinâmicas corporais intrigantes e desorientadoras.” Ele explicou ainda que a intenção era criar um cenário físico em vez de recorrer a efeitos visuais digitais.

Krassasig também revelou que a construção da plataforma representou um desafio de engenharia. “Assim que a Eivør subiu na plataforma, sua presença e energia performática deram vida àquela estrutura mecânica, liberando a imensa energia da canção.”

TRACKLIST:

01.    Og mánin græt / And The Moon Cried
02.    Drekafljóð / Dragon Maiden
03.    Verjugarðar / Walls
04.    Spøkilsir / Revenants
05.    Hinumegin / The Other Side
06.    Healer
07.    Eon
08.    Tann tú saknar / The One You Long For
09.    Fangað (feat. Elinborg) / Trapped
10.    Everyone But Me

Antes do lançamento do álbum, Eivør cumprirá uma série de apresentações em festivais europeus, incluindo Paléo Festival, Brutal Assault, Summer Breeze e ArcTanGent, além de shows próprios.

Para celebrar a chegada de Tungl, a cantora fará duas apresentações especiais em outubro. A primeira será em 17 de outubro, na Nordic House, em Tórshavn, nas Ilhas Faroé. A segunda acontece em 23 de outubro, na Eldborg Hall, no complexo Harpa, em Reykjavík, na Islândia.

Na sequência, Eivør inicia uma turnê pela América do Norte entre outubro e novembro de 2026. Em 2027, a artista seguirá com uma série de apresentações pela Europa e Reino Unido.

Com mais de duas décadas de carreira, Eivør construiu uma trajetória que reúne 11 álbuns de estúdio, colaborações, discos ao vivo e trilhas sonoras, incluindo trabalhos para The Last Kingdom, God of War e God of War Ragnarök. Em sua carreira, também recebeu o Prêmio de Música do Conselho Nórdico.

Sobre o novo álbum, a cantora afirmou que Tungl aborda “os ciclos em constante mudança da vida”. “Suas canções transitam entre momentos de ternura e angústia, amor e perda, e as marés emocionais que nos moldam. Assim como a lua que inspirou seu título, Tungl serve como um guia sereno pelas passagens mais escuras da vida, iluminando a beleza, a resiliência e a transformação que encontramos pelo caminho.”

Mais informações:
https://www.eivor.com/
https://www.facebook.com/eivormusic/
https://www.instagram.com/eivormusic/
https://www.youtube.com/channel/UCjKO6we36tPNC9hCeXUNvgQ