hbNews

Em estado cru, Mechanics retrata os horrores da pandemia

Em estado cru, Mechanics retrata os horrores da pandemia

20 de outubro de 2020


Só mesmo uma pandemia global para arrancar os malditos Mechanics da inércia. Patinando na produção de material novo desde o lançamento do single Fracasso (Lombra Records / Monstro Discos, 2017/2018), o isolamento provocado pela tragédia da Covid-19 foi o estopim que faltava para atearem fogo ao pavio de Século XXI.

A ideia era justamente produzir uma faixa de forma remota, sem encontros presenciais, com todas as limitações impostas pela quarentena. A partir de riffs do guitarrista Katú, Márcio Jr. criou métrica, letra e melodia para a música. A partir daí, foi a vez do baterista Junão Cananéia desenvolver e registrar a mastodôntica seção rítmica, com a intensidade que lhe é peculiar. De posse da bateria definitiva, Katú gravou baixo e guitarras em seu home studio, além de mixar todo o material. As vozes de Márcio foram captadas no banheiro, com um celular dos mais vagabundos.

Século XXI é Mechanics em seu estado mais cru. Uma ideia preservada antes que sua espontaneidade se perdesse nos horrores da pandemia. O testamento sonoro de um momento terrível, no Brasil e no mundo.

A capa é de autoria do quadrinista e artista gráfico brasiliense Gabriel Góes, com estereoscopia do conterrâneo Mello. Experimente olhar para ela com aqueles óculos 3-D.

E junto ao lançamento digital via Monstro Discos, Século XXI também ganhará edição limitadíssima em vinil pela Lombra Records. Capa/poster duplo em serigrafia, numerada e assinada por Góes, óculos 3-D no pacote. Coisa fina. Como sempre, em se tratando dos ruidosos dinossauros goianos.