hbNews

Expurgo: banda de grindcore anuncia lançamento de documentário sobre turnê europeia

Expurgo: banda de grindcore anuncia lançamento de documentário sobre turnê europeia

19 de junho de 2021


No ano de 2018, o Expurgo se apresentou em um dos festivais mais insanos do mundo: o Obscene Extreme, na República Tcheca. Na ocasião, a banda aproveitou para fazer uma mini turnê pela Europa, que também incluiu datas na Alemanha, na Bélgica e na Polônia. Agora, três anos depois, é lançado o registro audiovisual dessa experiência — algo ímpar na carreira de qualquer artista independente brasileiro. Intitulado Deforming Europe, o documentário é uma coprodução entre a Goblin Filmes e o próprio Expurgo e será lançado gratuitamente no próximo dia 17 de julho, no canal de YouTube da Goblin TV.

Com vasto acervo de imagens e depoimentos, o filme, em seu início, contextualiza as origens do Expurgo na cidade de Belo Horizonte para, na sequência, acompanhar a banda de grindcore por todo o giro europeu. Durante aproximadamente 12 dias, os quatro músicos e mais dois amigos circulam pelo velho continente em uma van alugada, se envolvendo nas mais inusitadas situações – de shows catárticos e diversão alcoólica a perrengues e mordidas, tanto de cachorro quanto de humano.

O ponto alto da aventura é uma apresentação no Obscene Extreme, ao lado de bandas clássicas como Asphyx, Napalm Death, General Surgery, Cripple Bastards e Grave. “O festival é uma zona, um carnaval, uma alegria, com banda para caralho tocando”, diz o guitarrista Philipe. E para a situação ficar ainda mais especial, a data marcava os 20 anos do festival tcheco e os 40 do baterista Anderson. “Eu acho que foi a experiência mais intensa que eu já vivi. Por uma questão da gente ser músico amador e ter passado aquilo tudo e ainda ser meu aniversário. Realmente, foi comovente”, emociona-se o músico.

A experiência no circuito de squats e a vivência com as comunidades punks locais ao longo da turnê também foi marcante para a banda. “Isso que é o legal. Você chega nesses espaços, nesses squats punks, e vê o tanto que a intervenção dos caras é positiva em termos de manifestação artística”, afirma o vocalista Egon. Além disso, a cultura do “faça você mesmo” aplicada à produção de eventos, chamou a atenção dos brasileiros. “Você chega nos lugares mais podres, mas a qualidade dos equipamentos e do som, faz toda a diferença. Os caras tiram um mega som”, relata o baixista Sérgio. E todo esse aprendizado, que os integrantes do Expurgo levam para a vida, agora é compartilhado por meio do documentário Deforming Europe.

Participação em mostra internacional

Antes mesmo de sua estreia oficial, o documentário Deforming Europe será um dos destaques da mostra The Lift-Off Sessions, que acontece entre os dias 21 e 28 de junho. Com sede no Reino Unido, o evento tem a proposta de trazer novos públicos para o mercado do cinema independente. Cada filme participante é exibido durante uma semana, por meio da plataforma online Vimeo On Demand. Ao final do ano, ocorre uma exibição ao vivo de todos os vencedores, diretamente dos estúdios Pinewood.

Divulgação

Sobre o Expurgo

Formado das cinzas do antigo Putrifocinctor, no final dos anos 1990, o Expurgo está oficialmente na ativa desde 2001. A banda de Belo Horizonte é hoje uma das mais relevantes da cena grindcore nacional, com dois álbuns cheios no currículo – Burial Ground, de 2010, e Deformed by Law, de 2018 –, além de uma demo, um EP e diversos splits com nomes como Flesh Grinder, Subcut e Pharmacist.

Facebook: https://www.facebook.com/ExpurgoGrind/

Instagram: https://www.instagram.com/expurgogrind

YouTube: https://www.youtube.com/user/gofilthgo/videos