hbNews

Fontaines D.C. anuncia novo álbum Romance

21 de abril de 2024


Fontaines D.C. anunciou os detalhes de seu aguardado quarto álbum, Romance. Com lançamento previsto para o dia 23 de agosto pela XL Recordings, Romance é o primeiro álbum da banda com o produtor James Ford e é, sem dúvida, seu disco mais seguro, inventivo e sonoramente ousado até hoje. O álbum se baseia no sucesso do aclamado álbum Skinty Fia, de 2022, da banda criada em Dublin e agora baseada em Londres, que alcançou o primeiro lugar nas paradas de álbuns do Reino Unido e da Irlanda e fez com que a banda recebesse reconhecimento, como a premiação enquanto grupo internacional do ano no BRIT Awards de 2023.

Anunciando a mais recente (r)evolução criativa do Fontaines D.C. está o explosivo single “Starburster”. Inspirada em um ataque de pânico que o vocalista Grian Chatten sofreu na estação de St Pancras, em Londres, a música é pontuada por respirações agudas. A batida propulsora e a letra implacável estabelecem a autodestruição como uma fantasia antes de um breve momento de clareza sóbrio, quando a bateria se afasta e Chatten passa de um rap para um quase salmo, com seu rico barítono. A música é acompanhada por um videoclipe cinematográfico do diretor Aube Perrie (Megan Thee Stallion, Harry Styles, The Hives) que captura a intensidade catártica da música.

Crédito: Theo Cottle

Romance é o disco mais ambicioso e expansivo do Fontaines D.C. até o momento, com 11 faixas que constelam ideias que vêm se infiltrando entre Grian Chatten (vocal), Carlos O’Connell (guitarra), Conor Curley (guitarra), Conor Deegan (baixo) e Tom Coll (bateria) desde que lançaram Skinty Fia em 2022. Essas ideias se cristalizaram durante uma turnê pelos Estados Unidos e México com o Arctic Monkeys, enquanto os cinco membros da banda compartilhavam músicas e encontravam uma linha de ligação com artistas que construíram seus próprios mundos criativos: a atitude e o brilho estético de artistas como Shygirl e Sega Bodega, as paletas sonoras ousadas do hip hop e do heavy metal, Mos Def, A$AP Ferg, OutKast e Korn. Eles tiveram um tempo separados para criar visões mais singulares do que poderia ser a música do futuro: O’Connell foi para Castile-La Mancha, na Espanha, e mais tarde se tornou pai, enquanto Chatten passou um tempo em Los Angeles e Deegan em Paris. Eles criaram raízes mais profundas em Londres. Cada membro passou um tempo expandindo seus limites – riffs experimentais, progressões de acordes e referências líricas distantes sem a intenção de gravar um disco. Depois de encerrar a turnê de arenas nos Estados Unidos em 2023, eles passaram um mês compondo juntos novamente, três semanas de pré-produção em um estúdio no norte de Londres e um mês em um castelo perto de Paris, dormindo entre equipamentos de estúdio, completamente imersos.

Sobre o título do álbum, Conor Deegan diz: “Sempre tivemos esse senso de idealismo e romance. Cada álbum fica mais distante de observar isso através das lentes da Irlanda, tão diretamente quanto (a estreia indicada ao Mercury) Dogrel. O segundo álbum (‘A Hero’s Death’, indicado ao GRAMMY) é sobre esse distanciamento, e o terceiro (‘Skinty Fia’) é sobre a irlandesa deslocada na diáspora. Agora estamos olhando para onde e o que mais há para ser romântico.”

Expondo o tema, Chatten lembra o anime Akira, de Katsuhiro Ôtomo, em que as brasas do amor se desenvolvem apesar de um turbilhão de degradação tecnológica e corrupção política em torno de seus personagens. “Sou fascinado por isso – apaixonar-se no fim do mundo”, diz ele. “O álbum trata da proteção dessa pequena chama. Quanto mais o armagedom se aproxima, mais preciosa ela se torna”, enquanto O’Connell acrescenta: “Esse álbum é sobre decidir o que é fantasia – o mundo tangível ou onde você vai em sua mente. O que representa mais a realidade? Isso parece quase espiritual para nós.”

A evolução sonora da banda, que mostrou seus dentes nos primeiros discos com sensibilidades punk antagônicas, é uma ascensão em direção ao grunge, eletrônica distópica, percussão de hip-hop e texturas no estilo Slowdive que podem surpreender os fãs. Os pontos de contato com o shoegaze apresentados pela primeira vez em Skinty Fia se desdobram em Romance como um hematoma. Mas qualquer “estética retrô”, como Chatten a descreve, foi deixada para trás. Refletindo sobre o lançamento iminente, Chatten diz: “Dizemos coisas nesse disco que queríamos dizer há muito tempo. Nunca sinto que acabou, mas é bom me sentir mais leve”. A fantasia é sentida para o bem ou para o mal, e o Fontaines D.C. dá as boas-vindas a ambos os extremos do esquecimento.

ROMANCE, o primeiro álbum da banda com a XL Recordings, ganhará vida em uma turnê mundial que começará no verão, com paradas nos festivais de Glastonbury, Reading & Leeds e em toda a Europa. As datas no Reino Unido e nos Estados Unidos serão anunciadas em breve. Para obter mais detalhes, acesse https://fontainesdc.com/#live

ROMANCE – Lista de Faixas

1. Romance

2. Starburster

3. Here’s The Thing

4. Desire

5. In The Modern World

6. Bug

7. Motorcycle Boy

8. Sundowner

9. Horseness is the Whatness

10. Death Kink

11. Favourite

 

Fontaines D.C online:

 Web Twitter / Instagram / Facebook