hbNews

Gogol Bordello lança ‘Fire On Ice Floe’

Gogol Bordello lança ‘Fire On Ice Floe’

28 de setembro de 2022


O festival anual de música alternativa Riot Fest, em Chicago, teve uma grande atenção no último fim de semana, quando a banda punk e gypsy-swing Gogol Bordello subiu ao palco como a segunda e última banda na noite de sábado, 17 de setembro. Tipicamente raivosa e exuberante ou como Chicago Sun-Times os caracterizou como “bonkers”, a banda multicultural de sete integrantes levou o público a um conjunto hardcore arrojado com seleções de seu novo álbum Solidaritine e seu catálogo completo do oitavo álbum, incluindo uma capa frenética de “Victim in Pain” do Agnostic Front acompanhada no palco pelo Hromovytsia Ukrainian Dance Ensemble of Chicago. Aplaudiram Brooklyn Vegan por sua performance: “Gogol celebrou os direitos humanos, a história punk, e o poder da dança com toda a paixão que você poderia pedir”.

“Desta vez no Riot Fest foi particularmente potente porque estamos conectados com os organizadores e os dançarinos não apenas através das origens ucranianas, mas também através do punk rock”, disse Eugene Hutz, mestre de Gogol, referindo-se ao elemento de consciência ucraniana que eles trouxeram. “Unir forças com os organizadores do Riot Fest e do Hromovitzya Ukrainian Dance Ensemble foi significativo e simbólico de muitas maneiras, o que nos dá a chance de entregar a história ucraniana autenticamente com grande alcance”.

Continuando a celebração do lançamento de seu oitavo álbum Solidaritine que agora está disponível em CD e digitalmente, Gogol Bordello lançou o novo vídeo e single “Fire On Ice Floe” que Eugene descreve como o “filósofo do closet case, enfrentando os enigmas de nossas vidas na pista de dança”. Uma mistura de punk, ska e ritmos da Europa Oriental em uma animada e potente mistura, “Fire on Ice Floe” captura a capacidade da banda de transcender os gêneros com filmagens feitas durante sua turnê européia no início deste ano.

Sanjay Suchak/Divulgação

Formado em 1999, o Gogol Bordello pegou seu estilo de punk cigano influenciado pelo Leste Europeu e mergulhou fundo no rock underground de Nova York. Com início iminente de uma turnê nos EUA (datas da turnê abaixo), o Gogol Bordello foi elogiado por seu material gravado, mas especialmente cheio de elogios por seus shows ao vivo. O Wall Street Journal elogiou a apresentação ao vivo da banda dizendo: “Gogol Bordello misturou energia punk com modos do Leste Europeu para um set que recebeu a recepção mais selvagem de qualquer show que eu vi”, enquanto o Los Angeles Times disse: “Gogol Bordello celebra sensualidade em ambas as palavras e estridente e alegre dance rock internacionalista.” A Pitchforkproclamou: “Eugene Hutz e seu violão batendo (pense nas mãos de Les Claypool, mas em uma de seis cordas) e agitando os braços convocaram a multidão que quadruplicou de tamanho na quarta música do set. Os frequentadores do festival estavam literalmente correndo em direção ao palco”, enquantoConsequence saudou “o coletivo em constante evolução que desafiou as fronteiras dos continentes e gêneros em sua busca pela iluminação espiritual através do punk cigano”.

Gogol Bordello  é Eugene Hutz (vocal, guitarra, percussão), Sergey Ryabtsev (violino), Pedro Erazo (percussão, MC), Boris Pelekh (guitarra), Ashley Tobias (dança, percussão), Korey Kingston (bateria), and Gil Alexandre (baixo).

Solidaritine foi produzido por Walter Schreifels e está diponível agora em CD/Digital (em vinyl em 2023) pelo selo Casa Gogol/Cooking Vinyl.

Tracklist:
1. Shot of Solidaritine
2.  Focus Coin
3. Blueprint
4. The Era of the End of Eras (feat. HR)
5. I’m Coming Out
6. Knack For Life
7. The Great Hunt of Idiot Savant
8. Take Only What You Can Carry (feat. KAZKA)
9. My Imaginary Son
10.  Forces of Victory (feat. Serhiy Zhadan and KAZKA)
11.  Fire On Ice Floe
12. Gut Guidance
13. Huckleberry Generation