hbNews

Hammurabi lança vídeo ao vivo para ‘The Emperor Returns to the Front’

Hammurabi lança vídeo ao vivo para ‘The Emperor Returns to the Front’

18 de março de 2022


Considerada uma das músicas mais importantes e completas da banda mineira Hammurabi, “The Emperor Returns to the Front”, que completou sete anos desde o seu lançamento em 2015, acaba de ganhar um vídeo ao vivo. “Curiosamente, as demos de ‘The Emperor…’ foram feitas há exatos dez anos, sendo que ela já figurava entre aquelas que marcariam o início de um novo ciclo para a banda. Tínhamos terminado a tour brasileira de ‘The Extinction Root’ (2010) com shows ao lado do Dark Funeral e Gama Bomb, depois de mais de 40 datas ao redor do país”, conta Daniel Lugondi. “Porém, infelizmente, este novo ciclo não se iniciou e a banda chegou esfacelada ao fim da tour e necessitaria se reconstruir mais uma vez”, completa.

Veja o vídeo ao vivo gravado no Manifesto Bar (SP) em https://youtu.be/lfbo0Uk00zg

A reconstrução citada por Lugondi levou praticamente dois anos e a perda de uma janela internacional, já que “The Extinction Root”, lançado originalmente pela Cogumelo Records também foi distribuído na Europa e nos Estados Unidos pela Relapse Records. “Mudei-me para São Paulo e tivemos uma formação com membros paulistas – Leandro Gavazzi (ex-Pentacrostic, Divine Uncertainty e outros) na bateria e Uila Max na guitarra solo. Entramos em estúdio ainda sem baixista, mas então surgiu o apadrinhamento e também a participação especial de um dos fundadores de uma das bandas mais icônicas do heavy metal brasileiro. Dick Siebert, baixista do Korzus, além de possuir uma das performances ao vivo mais emblemáticas por onde passa, concedeu ao registro. Ele participou tanto em áudio quanto em vídeo para essa música tão marcante para a carreira da banda”, detalha Lugondi.

“The Emperor Returns to the Front” foi gravada, mixada e masterizada no estúdio Mr. Som sob a batuta de Marcello Pompeu e Heros Trench. O clipe foi concebido no Espaço Som (SP), com direção de Willians Abreu. “O clipe foi lançado no canal do YouTube em março de 2015 e teve ótima receptividade. Realmente alavancou oportunidades, como o convite para uma tour na Europa ao lado do Melechesh e Keep of Kalessin, mas nada de concreto”, recorda Lugondi.

Quando ocorreu o show de onde foi tirado o vídeo ao vivo, a banda não subia nos palcos havia três anos. “Tocamos no Manifesto Bar, onde, pela primeira vez, ‘The Emperor Returns’ foi apresentada ao vivo. A banda estava enferrujada, mas devidamente ensaiada. Com a adição de Bruno Sapienza (baixo) fizemos um set recheado das então músicas novas, como ‘Kings of Babylon’, de ‘L.A.W’ (2018). Tocamos ao lado do Neuróticos (Japão) e da emergente Sinaya”, relata Lugondi. “Com isso, em comemoração a esses 7 anos, a banda disponibiliza o vídeo dessa apresentação no mesmo fatídico 17 de março, além de disponibilizar o merchandise oficial comemorativo – camiseta e moletom –, e novos produtos em sua loja oficial como café e CDs”, conclui.

Nas próximas semanas, a Hammurabi anunciará a sua nova formação e a preparação para uma turnê pelo Brasil ainda este ano e um giro pela Europa no primeiro semestre de 2023.

Para ouvir nas plataformas de streaming, acesse: https://hammurabi.hearnow.com/

Mídias sociais:
https://www.facebook.com/HammurabiBrasil
https://instagram.com/HammurabiBrasil
https://twitter.com/HammurabiBrasil

E-mail: daniel.lucas@hammurabi.com.br