hbNews

Headbangers News: mulheres inspiradoras para ouvir no dia Internacional da Mulher

Headbangers News: mulheres inspiradoras para ouvir no dia Internacional da Mulher

8 de março de 2021


A presença das mulheres na música é muito importante para a história das conquistas femininas, em especial ao Rock e metal, lugar dominado por homens. Em um mundo rodeado de comentários e atitudes machistas, vindo de todas as áreas da sociedade, elas  quebram essa barreira e conquistam seu lugar na música. Do Punk Rock ao Death Metal, são talentosas musicistas que trilharam seu caminho com muito talento, suor e competência.

Para lembrar delas e de seu trabalho incrível, quero listar algumas mulheres que geralmente ficam fora da lista de grandes nomes do rock e metal, mas que fizeram história e são únicas. Infelizmente não é possível colocar TODAS as mulheres que mudaram e continuam mudando a história da música, mas escolhi as que mais me inspiram e  para as nossas leitoras também se inspirarem e vêem do que são capazes, não apenas hoje mas todos dias. Em especial quero saudar nossa cena feminina, com muitas brasileiras que ralam para ter seu merecido sucesso e seu espaço na música, em um país onde o machismo está enraizado e grande parte do público do metal ainda possui preconceitos com mulheres tocando música pesada.

Seria possível um especial diário sobre as Mulheres e suas super bandas. Não deixe de ouvir e apoiar a luta diária das Mulheres, que não deve ser só lembrada no dia de hoje. Abaixo as 10 artistas que mais me inspiram, seguido de uma lista com bandas femininas maravilhosas para colocar na playlist.

Brody Dalle – Cantora, compositora e guitarrista australiana. Conhecida por ter sido líder da banda punk The Distillers, e mais tarde, da banda de rock alternativo Spinnerette. Aos 13 anos aprendeu a tocar guitarra e fez parte da Rock’n’Roll High School (RnRHS), um instituto musical feminista. A vocalista cravou seu nome no cenário do rock independente, e até hoje, o retorno do The Distillers é esperado por muitos.

Wendy O. Williams – “A Rainha do Shock Rock”, foi a líder da banda punk Plasmatics, considerada a mais controversa e radical vocalista de seus tempos. Foi nominada ao Grammy em 1985, por melhor vocal feminino no rock’n’roll. Apesar da reputação de ser uma artista assustadora, era extremamente dedicada ao Bem-estar animal, uma paixão que incluia também dieta vegetariana, o que fez com que ela trabalhasse também como reabilitador de animais selvagens e ativista de comidas naturais.

https://www.youtube.com/watch?v=Q2eynNh5xHM

Valhalla – Duo nacional de Death Metal, composta pela vocalista e fundadora Andréa Tavares e pela baterista Ariadne Souza. A banda iniciou sua longa e intensa trajetória em meados de 1989/1990, segue sua jornada  alheia aos modismos e se mantém convicta na sua proposta. As adversidades e mudanças de formação fizeram com que a banda se reorganizasse e continuasse com o ótimo Death Metal feminino.

Girlschool – Formada apenas por mulheres (Kim McAuliffe, Denise Dufort, Enid Williams e Kelly Johnson). Com um heavy metal bem básico, raivoso, com muita energia, lançaram obras primas como “Demolition” e “Hit And Run”. A formação atual conta com Jackie Chambers no lugar de Kelly Johnson, falecida em 15/07/2007, desde 2003. No Brasil há o Cover Oficial da Girlschool, denominado Midnight Ride na cidade de São Paulo, a única autorizada pelo Girlschool.

Patricia Morrison – Começou sua carreira no cenário punk rock em meados de sua adolescência, quando ajudou a fundar o The Bags em 1976, Se juntou ao The Sisters of Mercy, onde trabalhou nos álbuns “The Sisterhood”) e “Floodland”.“A perfeita garota gótica com suas altas sobrancelhas arqueadas, lineador preto, vermelho-sangue nos lábios, cabelos esmiuçados, unhas pretas longas, uma reunião de fetiche e da renascença com roupas teatrais, além de ótima baixista” Em 1996, foi convidada a aderir a banda The Damned.

Imelda May – Cantora, compositora e multi-instrumentista irlandesa. Toca o bodhrán , guitarra , baixo e pandeiro. Descrita como “um talento vocal único”, é conhecida por seu estilo musical de renascimento rockabilly e também tem sido comparada a músicos de jazz. Começou sua carreira musical aos 16 anos, tocando com várias bandas e músicos locais. Ela formou sua própria banda em 2002 e lançou seu primeiro álbum de estúdio,”No Turning Back”.

Otep Shamaya –  Fez sua estréia em 2000 com a banda Otep, facilmente distinguida por sua forma de cantar pesada, com elementos líricos, voz limpa, e um gutural poderoso. Cresceu em uma área próxima aos guetos, em Los Ángeles. É vegetariana e defensora da causa LGBT. Trabalhou também em HBO’s Def Poetry, foi dubladora de uma das Criaturas do filme “The Hobbit: The Battle of the Five Armiese também possui uma coleção de poemas e ilustrações que foi lançado em livro.

Pussy Riot –  Grupo russo de punk rock feminista, são mais conhecidas por realizar, flash mobs de provocação política, protestando contra o estatuto das mulheres na Rússia. Influenciadas pelo movimento Riot Grrrl,  elas declararam que: “O que temos em comum é a imprudência, letras politicamente carregadas, a importância do discurso feminista e uma imagem feminina fora do padrão”O grupo vem pela primeira a São Paulo no dia 20 de abril como headliner do festival Garotas à Frente, que conta também com apresentações de bandas nacionais, como a Sapataria, além de exposição de artes e workshops do Girls Rock Camp Brasil.

As mercenárias – Importante banda pós-punk / punk brasileira do início dos anos 80. Apesar de não serem conhecidas do grande público (injustamente), o grupo foi de grande importância para o cenário nacional. Lançou apenas dois discos de estúdio e o segundo, “Trashland, foi eleito o melhor disco do ano pela antiga Revista Bizz, em 1988. A banda está na ativa, com a integrante da formação original Sandra Coutinho mais as novas integrantes Silvia Tape (guitarra e back vocal) e Michelle Abu (bateria e back vocal).

Confira outras bandas inspiradoras com mulheres em sua formação: Torture Squad, Flammea, Ice Age, Acid, Blacklace, D.C. Lacrox, Jade, Hysterica, Crucified Barbara, Tex and the Horseheads, Suzi Quatro, The Gits, Madan X, Las Bruxas, Irishi Mountard, Blood Red Shoes, Leather Angels, Santa, Kittie, Shadowside, Leela, Luxúria, X-mal Deutschland, Voodoo Zombie, Far From Alaska, Bitch, Garbage.