hbNews

Henget compartilha novo videoclipe de “Beyond North Star”

11 de abril de 2023


O guitarrista Jesse J. Heikkinen (The Abbey, Iterum Nata) e o vocalista King Aleijster de Satan (King Satan, Saturnian Mist) uniram forças para um projeto de black metal progressivo de tirar o fôlego, o Henget. A banda emergente finlandesa está estreando agora a faixa-título de seu primeiro álbum completo, ‘Beyond North Star’, juntamente com um videoclipe.

Henget comenta: “A música-título do álbum captura talvez o melhor os elementos psicodélicos e progressivos da banda no equilíbrio da sólida visão artística e do canalização caótica. Faça a jornada astral da transformação espiritual e assista ao novo videoclipe para o nosso terceiro single, ‘Beyond North Star’!”

Inspirado pelo mundo oculto e pelos caminhos do xamanismo antigo, ‘Beyond North Star’ retrata uma jornada alucinatória e violenta até as profundezas da mente e além, com uma perspectiva psicodélica.

HENGET estreará seu primeiro álbum completo, ‘Beyond North Star’, em 19 de maio de 2023 via Season of Mist!

As pré-vendas estão disponíveis AQUI. O álbum pode ser pré-salvo em várias plataformas digitais AQUI.

A arte da capa do álbum ‘Beyond North Star’ foi criada por M.T. Salminen e pode ser encontrada abaixo, juntamente com a lista de faixas.

Arte: M.T. Salminen

Tracklist: 
1. Dive (4:35)
2. I Am Them (4:01)
3. Henkivallat (4:31)
4. The Great Spiral (5:52)
5. Beyond North Star (5:19)
6. Lovi (5:09)
7. Nouse (3:52)
8. The Chalice of Life and Death(4:23)

O processo de criação sempre foi um enigma fascinante, não é mesmo? Afinal, não há uma fórmula rigorosa. Algumas pessoas passam semanas, meses ou até anos trabalhando meticulosamente em cada detalhe, repetidamente, até que se sinta perfeito, enquanto outras simplesmente precisam colocar tudo para fora, não importa como saia, apenas tem que sair. E não, não importa o quanto você tente, você não pode forçá-lo. Você simplesmente não pode. Você precisa ter essa visão, esse anseio implacável de transformar seus sonhos em realidade.

King Aleijster de Satan há muito tempo deixou de se fazer todas essas perguntas. Embora tenha apenas 34 anos, o finlandês de Tampere é um veterano à prova de balas da cena do black metal: ele costumava administrar e assinar bandas para a Saturnal Records. Ele também administrava o estúdio Blackvox de 2013 a 2020, onde gravou várias bandas. Além de ser o vocalista de longa data da Saturnian Mist, ele também teve várias experiências musicais em bandas como Arvet, entre outras. Mas, com o estrondo industrial de King Satan, ele aprendeu a expandir sua mente e olhar além de todas aquelas cercas inúteis para ver o que havia além. No final, trata-se de ser livre, tanto como indivíduo quanto como artista, para ir onde seus instintos e musa o levam, não importa o quê.

E nada encapsula mais essa busca pela liberdade do que HENGET. Na verdade, está no centro dessa busca, já que a maioria da música e letras foi improvisada no momento certo. Já tentou capturar um raio em uma garrafa? King Aleijster de Satan e seu camarada Jesse Heikkinen acabaram de fazer isso com o primeiro álbum de HENGET, Beyond North Star. Heikkinen provou ser um artista bastante versátil desde que se aventurou no “folk esotérico progressivo” com Iterum Nata, o igualmente “fora da curva” Hexvessel ou The Abbey.

Crédito: Joonas Juntunen/Season of Mist

“Quando entrei no estúdio para gravar os vocais, eu só tinha várias notas, às vezes escritas às pressas em um pequeno pedaço de papel e mais ou menos alguma estrutura solta para acompanhar. A maioria delas eu juntei entre 2016 e 2019, depois de experimentar bastante, digamos assim. Admito que os psicodélicos naturais e outros métodos xamânicos me influenciaram muito para alcançar outro nível de consciência, além do meu interesse de longa data pelo ocultismo e misticismo. Eles não foram feitos para se perder, mas sim para serem usados como meras ferramentas para me ajudar a abrir novas portas em meu cérebro, um pouco como um xamã faria ao se engajar em um ritual para alcançar um estado de transe. É por isso que reservei uma sessão de duas semanas apenas para os vocais: eu precisava desse espaço para realmente mergulhar no meu subconsciente. No geral, foi uma das experiências de gravação mais intensas que já tive, mas não recomendaria a todos porque o preço que se paga depois é bastante pesado.”

Originalmente, a dupla planejava se unir no Saturnian Mist, mas então, Jesse “teve que se mudar para outra cidade e isso complicou as coisas. Mas ainda queríamos trabalhar juntos, já que ele é provavelmente o melhor compositor que conheço. E como eu tinha essa ideia para outra coisa em que sabia que queria empurrar os limites e ir além em termos de composição, precisava de alguém do calibre dele.” “De fato, Aleijster se aproximou durante o verão de 2021”, confirma o multi-instrumentista. “Ele tinha uma visão bastante clara do tipo de conceito que queria fazer em termos de letra há muito tempo. Isso coincidiu com meu próprio desejo de expressar algo pessoal, mas agressivamente, uma urgência que não sentia há muito tempo. Com base em sua formação, concordamos que isso deveria acontecer dentro de algum tipo de estrutura de black metal, mas sem prestar muita atenção às convenções ou regras. Me deram total liberdade para fazer o que eu quisesse e rapidamente percebi que queria que fosse bastante intuitivo, ao mesmo tempo em que garantia que a música fosse o mais louca possível, como um tufão engolindo tudo em seu caminho… Então, usando principalmente instrumentos vintage, gravei a maior parte da música sozinho em meu próprio estúdio, apertando o botão ‘gravar’ e depois me deixando levar totalmente, seguindo o método de escrita automática de Aleijster e acabando com alguns resultados bastante interessantes.”

Há algo estranhamente sedutor nas oito faixas incluídas em Beyond North Star, como se os ouvintes fossem convidados a entrar em algum lugar alternativo e colorido, perigoso e assustador, mas sempre sobrenatural. Alguns podem argumentar que lá você provavelmente cruzará com os fantasmas de Dødheimsgård, Arcturus ou King Crimson. Mas Aleijster permanece bastante relutante em rotulá-lo, mas “se realmente precisarmos, acho que é black metal avant-garde”. Depois de hesitar com Henkivallat (‘reinos espirituais’), que acabaram usando como título de uma música, o nome HENGET foi escolhido por causa de seu duplo significado, pois pode ser traduzido tanto como ‘vida’ quanto ‘espíritos’, “um nome perfeito para uma banda oculta”. Beyond North Star é um álbum conceitual “solto”, como uma jornada longa, mesmo que as músicas não estejam exatamente amarradas juntas. Algo que Jesse, amante do rock progressivo dos anos 70, está bastante feliz, enquanto seu título é uma referência àquela jornada espiritual real que os ouvintes estão prestes a empreender. Uma que eles nunca esquecerão.

Três vídeos musicais ambiciosos foram produzidos para promover o álbum e HENGET reuniu uma formação completa para começar a tocar ao vivo. O baterista do Saturnian Mist, Ville Rissanen, foi o primeiro a ser convidado, logo seguido por Lasse Launimaa, amigo de adolescência de Jesse, que também toca teclado na cultuada banda de black metal sinfônico Thyrane.

Estúdio de gravação:

Space Junk Studio, Tampere, Finlândia (Bateria)

Beyond North Star, Salo, Finlândia

Studio Sampolaaris, Tampere, Finlândia (Vocais)

Produtor / engenheiro de som:

Produzido por Jesse J. Heikkinen & King Aleijster de Satan

Engenharia de som: Kimmo Nyyssönen (Bateria), Jesse J. Heikkinen, King Aleijster de Satan

Estúdio e engenheiro de mixagem:

Beyond North Star Studio & Jesse J. Heikkinen

Estúdio e engenheiro de masterização:

Wavecrawler Audio & Teemu Iso-Kulmala

Line-up:

King Aleijster de Satan – Vocais

Jesse J. Heikkinen – Guitarras, teclados adicionais

Lasse J. Launimaa – Teclados

Ville J. Rissanen – Bateria