hbNews

Illumishade, com participação de Fabienne Erni e Jonas Wolf do Eluveitie, lança novo single e videoclipe “Cloudreader”

9 de janeiro de 2024


Os novos talentos suíços do metal moderno, Illumishade, acabam de revelar seu novo single, “Cloudreader”, retirado de seu mágico segundo álbum e estreia na Napalm Records, Another Side of You, que será lançado em 16 de fevereiro de 2024. A banda é liderada pela vocalista Fabienne Erni e pelo guitarrista Jonas Wolf (ambos do Eluveitie) e completa com orquestração e sintetizadores da compositora de trilhas sonoras de filmes Mirjam Skal, baixo de Yannick Urbanczik e bateria de Marc Friedrich.

“Cloudreader” segue a recente música lançada pela banda, “Here We Are”, brilhando como um hino acessível e inspirador, com uma dinâmica altamente complexa e intricada que toca o coração do ouvinte como um sol de outono quente. A nova faixa vem acompanhada de um vídeo musical visualmente palpável, combinando perfeitamente com as melodias deslumbrantes do Illumishade.

Illumishade sobre “Cloudreader”: “‘Cloudreader’ descreve nossa jornada humana como uma maré sempre fluente de decadência e renovação da qual podemos colher uma devoção humilde. Profundamente remediativa em sua essência, esta música é um guia para a paz individual.”

Another Side of You é o sucessor do aclamado álbum de estreia do Illumishade, Eclyptic: Wake of Shadows. O segundo golpe apresenta uma abordagem mais moderna, tanto liricamente quanto musicalmente, transportando ainda o ouvinte para um mundo imersivo repleto de paisagens sonoras fascinantes (ainda mais aprimoradas pela Budapest Art Orchestra em certos momentos) e linhas vocais massivas e oníricas, marcando o começo perfeito de um novo capítulo para esta promissora banda.

Illumishade adiciona: “Marcando o início de uma nova era, nosso álbum Another Side Of You conecta o tangível e o etéreo. É uma odisseia pelos muitos aspectos da emoção humana, mas também pelos desafios que todos enfrentamos neste mundo em constante mudança. Another Side of You trata de se firmar na realidade, mas também de deixar a música te levar a lugares desconhecidos.”

Logo de cara, a faixa de abertura “ELEGY” escurece o céu sonoro com riffs pesados, paisagens sonoras sombrias e um coro suave. Até mesmo um Theremin faz uma aparição, mostrando a paleta experimental da banda desde o início. As tapeçarias etéreas da grandeza cinematográfica de Skal pairam intensamente sobre a seção rítmica pulsante, mas ainda mais na sua versão mais pesada, “CYCLONE”. A faixa expande essa abordagem, tornando-se a peça de resistência progressiva do álbum, com seus exuberantes mantos sonoros, assaltos de guitarra líder à la Meshuggah e até um final majestoso reminiscente do Pink Floyd misturado com Tesseract. O baterista Marc Friedrich brilha aqui, exibindo uma variedade deslumbrante de fills balísticos e grooves complexos, enquanto “Here We Are” impressiona com um refrão marcante e uma variedade empolgante em sua parte intermediária.

Illumishade não é estranho a baladas, como “Fairytale”, carregada de emoção – provando que Fabienne Erni é, sem dúvida, uma das vocalistas mais talentosas na cena metal atual, lembrando sua grandiosa performance em “Rise” do ECLYPTIC. A guitarra de Jonas Wolf brilha ao longo de Another Side of You, ostentando riffs imponentes e leads ardentes, como em “Fairytale” e a homenagem ao power metal “In The Darkness”, combinando habilmente pirotecnias no braço do violão, melodias soulful muitas vezes cercando os vocais de Erni e uma saudável dose de blues, tornando-o um músico verdadeiramente emocionante na cena.

Enquanto a seção rítmica demonstra parte de seu trabalho mais impactante na faixa de metal moderno “Riptide”, a atmosfera ansiada criada em “TWILY” leva o ouvinte a uma jornada completamente diferente com melodias arrepiantes e provavelmente o riff mais cativante do álbum, trazendo influências mais modernas novamente à tona. Uma surpresa massiva aguarda na forma da faixa de encerramento do álbum, “Verliebt” (em alemão, “apaixonado”). Apoiada por belas melodias de piano entregues por Coen Jannsen do Epica, a faixa de encerramento é cantada em suíço-alemão nativo de Erni e, como em todas as músicas, apresenta letras soulfulmente escritas pelo baixista Yannick Urbanczik.

Crédito: Victoria Wonka

ILLUMISHADE é composto por:
Fabienne Erni – Voz, Piano
Jonas Wolf – Guitarras
Mirjam Skal – Orquestração / Sintetizadores
Yannick Urbanczik – Baixo
Marc Friedrich – Bateria

Tracklist:
1    Enter the Void
2    ELEGY
3    ENEMY
4    In the Darkness
5    Cloudreader
6    Here We Are
7    CYCLONE
8    Fairytale
9    The Horizon Awaits
10   HYMN
11   TWILY
12   Riptide
13   Hummingbird
14   Verliebt (feat. Coen Janssen)

Another Side of You estará disponível nos seguintes formatos:

Vinil 2-LP Gatefold Branco/Preto Marmorizado – limitado a 300 cópias em todo o mundo (apenas na Napalm Records Shop)
Vinil 2-LP Gatefold Preto
1 CD Digisleeve
Pacote CD + Camiseta
Digital