hbNews

Kari Rueslåtten lança o novo single ‘Blind’

Kari Rueslåtten lança o novo single ‘Blind’

28 de abril de 2020


A cantora norueguesa Kari Rueslåtten é conhecida por ter uma das melhores vozes do pop folk nórdico alternativo. Seu novo álbum, Sørgekåpe, será lançado em 8 de maio, e este será seu oitavo álbum solo. Pela primeira vez desde seu álbum solo de estreia, Spindelsinn, ela canta em norueguês. Sørgekåpe é o nome norueguês da borboleta Nymphalis antiopa (Mourning cloak).

 

Sørgekåpe
Este novo trabalho reafirma a capacidade de Rueslåtten de oferecer vocais incríveis, carregados de melancolia sombria. Ela sempre procurou descobrir a beleza escondida no escuro:
– Sørgekåpe descreve aquelas horas solitárias à noite, quando todos os pensamentos estão surgindo, e a pessoa perde a batalha contra a realidade. Quando a luz da manhã atravessa as cortinas, a mente é tão frágil que pode ser derrubada pelo toque suave da asa de uma borboleta.

Língua e paisagem norueguesas
Sørgekåpe é o primeiro álbum de Kari Rueslåtten em norueguês desde seu primeiro álbum solo, Spindelsinn, em 1997. Spindelsinn a lançou para além da fronteiras de seu país, apesar de ser cantada em norueguês, um idioma falado apenas por 5 milhões de pessoas em todo o mundo. Fãs de todo o mundo abraçaram o álbum e encontraram significado na música que falou com eles, apesar de não entenderem o significado das palavras.

“Com o meu novo álbum, Sørgekåpe, estou realmente ansiosa para convidar as pessoas novamente para minha paisagem nativa de sons e linguagem”, diz Kari Rueslåtten.

Recepção incrível do primeiro single
Rueslåtten ficou impressionada com a incrível recepção de todos os cantos do mundo para o primeiro single, a faixa-título Sørgekåpe.
“Que tantas pessoas que me seguem de todo o mundo abracem o que eu canto na minha língua nativa é maravilhoso. Para ser sincera, eu não tinha certeza do que as pessoas pensariam quando eu cantasse em norueguês novamente, então isso realmente aquece meu coração.”

Inspirado em metal, música clássica e folclórica
Alguns dirão que conhecem Kari Rueslåtten de seu passado no metal nos primeiros anos de sua carreira, quando ela cantou na banda norueguesa de prog metal The 3rd and the Mortal. Naquela época, ela teve aulas de canto clássico durante o dia, cantou em bandas de metal à noite – o tempo todo inspirada na música folclórica nórdica e celta. Desde então, ela lançou pop folk dark para um público mundial. O trabalho de Kari Rueslåtten com The 3rd and the Mortal é considerado por Tuomas Holopainen a razão pela qual ele se inspirou para iniciar o Nightwish.

Dreamfarm Studios
Kari descreve Sørgekåpe como um álbum pessoal, com um caráter acústico.
“Os arranjos são bastante esparsos, e o produtor Jostein Ansnes escolheu cuidadosamente instrumentos para acompanhar as músicas. Juntamente com os bons músicos que contribuem para as novas músicas, eles criaram um maravilhoso cenário musical”, afirmou.

Kari Rueslåtten e o produtor Jostein Ansnes fizeram a pré-produção em uma pequena cabana nas belas e majestosas montanhas de Nordmøre, no meio da Noruega. As gravações foram feitas em um estúdio de gravação local em Sovadal, a vila próxima. Ali, uma antiga fazenda foi reformada e transformada em um estúdio de gravação altamente moderno e profissional. “Era um ambiente tão especial e acolhedor nos Dreamfarm Studios. Nós nos sentimos em casa imediatamente, e muito bem-vindos”, disse Kari sobre o estúdio.

Kari Rueslåtten ajudou a fundar a banda progressiva de doom metal The 3rd and the Mortal. A banda definiu um gênero e foi uma inspiração para muitas outras bandas em todo o mundo. Depois de deixar o The 3rd and the Mortal em 1995, ela lançou sete álbuns de estúdio solo e uma coletânea. Ela já viajou pela Europa e América Latina. Seu talento único levou Kari Rueslåtten a colaborar com muitos artistas diferentes, como Toumas Holopainen, do Nightwish, Anneke van Giersbergen (ex-The Gathering), Liv Kristine (ex-Theater of Tragedy) e a lenda do rock norueguês Åge Aleksandersen.

Links relacionados:

Amazon (.com): https://amzn.to/3bzwNpn
Amazon (germany): https://amzn.to/2Y2Wfja
Amazon (france): https://amzn.to/3cBAw5Q
Amazon (japan): https://amzn.to/2KsvigL