hbNews

Kosmovoid se prepara para lançar disco de estreia pela Dissenso Records

Kosmovoid se prepara para lançar disco de estreia pela Dissenso Records

15 de outubro de 2020


Kosmovoid é bastante diferente de tudo que é produzido no Brasil, na atualidade. Se você gosta de músicas climáticas com uma intensa carga imagética, do tipo que te transporta para outros mundos (seja passando por um mercado de pulgas em  arrakesh ou caminhando por entre seres espaciais de vozes robóticas), esse álbum, com lançamento marcado para novembro, é uma joia rara nos dias de hoje.

Formado em 2019, na baixada santista, o Kosmovoid iniciou sua jornada musical indo na contramão; lançando, em pleno 2020, um total de 22 faixas, divididas em dois Álbuns, “Crisálida” e “Escapismo”, ambos formam os primeiros registros da banda.
É também importante mencionar que a banda começou como um duo; Eduardo Pereira (sintetizador, guitarra e voz) e Enrico Bagnato (bateria, percussão), que já são parceiros na música de longa data. Ambos eram integrantes, anteriormente, da seminal shoegaze guitar band “A Sea of Leaves”.

Em seu novo projeto, Kosmovoid optaram por uma formação mais enxuta, porém ao longo das gravações e colaborações, Marcelo Garcia (baixo e guitarra barítono), acabou se tornando membro honorário. O álbum também contou com Mateus Novaes (Erudite Stoner), com contribuições no processo de composição e participações especiais na guitarra em algumas das músicas, e Robert Silva, com um spoken-word na faixa “Ugatz”.

As gravações aconteceram entre o final de 2019, e o início de 2020 no Dissenso Studio em São Paulo, com produção e mixagem de Muriel Curi (Labirinto e Dissenso), que também contribuiu tocando bateria eletrônica, sintetizador e baixo em algumas das faixas. As músicas foram produzidas minuciosamente, utilizando diversos instrumentos, sintetizadores, processado por incontáveis pedais de efeitos, somado a guitarras, instrumentos de percussão, vocoders, ruídos e samples prégravados. Parte do que existe nesse álbum foi gravado em algumas sessões de estúdio; o restante nasceu ao longo do processo, sendo destruído, reinventado, transformado em uma nova criação, algo que pode ser considerado usual quando existe a abertura à experimentação.

E tudo isso faz sentido quando identificamos que algumas das referências de Pereira e Bagnato estão entre os grandes nomes do Krautrock, Psychedelic Space Rock e da Ambient Music, como Tangerine Dream, Popol Vuh, Kraftwerk, Can, Dead Can Dance, Goblin, John Zorn. Também se inspiram em fontes extremamente criativas, como David Lynch, Miyazaki, Asimov, Kubrick, Lovecraft, que influenciam suas vidas pessoais e, portanto, seus experimentos musicais. A escolha para o conceito artístico do álbum não poderia ser diferente; eles convidaram o artista plástico Leonardo Andrade para desenvolver toda a identidade visual do projeto.

Certamente, Kosmovoid, representará um marco sonoro no Brasil, apresentando, em seu primeiro trabalho, uma obra inovadora, consistente e extremamente elaborada dentro do cenário underground musical brasileiro.

A Dissenso Records será responsável pelo lançamento dos discos de estreia do Kosmovoid em novembro de 2020 em todas as plataformas digitais.

Marcelo Garcia