hbNews

Larry Wallis, guitarrista original do Motorhead, morre aos 70 anos

Larry Wallis, guitarrista original do Motorhead, morre aos 70 anos

20 de setembro de 2019


Larry Wallis, que atuou como primeiro guitarrista do Motorhead, morreu aos 70 anos. Até o momento, a causa da morte não foi divulgada.

Ele era um veterano das cenas do rock progressivo e do metal britânico quando ingressou no Motorhead, tendo começado em 1970 como membro do Shagrat, uma banda fundada por Steve Peregrin Took depois que ele deixou o Tyrannosaurus Rex. De lá, ele integrou a banda Blodwyn Pig e depois teve uma breve passagem no UFO que durou cerca de oito meses em 1972. Ele também passou alguns anos no grupo Pink Fairies, período em que gravou Kings of Oblivion.

Depois da separação da banda Pink Fairies, Wallis se reuniu com Lemmy Kilmister, a quem ele conhecia desde que o Pink Fairies fez shows junto com a antiga banda de Lemmy, Hawkwind. Eles formaram o Motorhead com o baterista Lucas Fox, assinaram com a United Artists e gravaram On Parole, com Wallis escrevendo a faixa-título e co-escrevendo outras três músicas. Mas Fox foi embora durante as sessões e eles contrataram Phil “Philthy Animal” Taylor como seu substituto.

No entanto, a gravadora não ficou empolgada com o resultado final e se recusou a divulgá-lo. Então Motorhead trouxe um segundo guitarrista, “Fast”, Eddie Clarke, e Wallis, insatisfeito, deixou a banda. On Parole finalmente saiu em 1979, depois que a banda teve algum sucesso comercial.

Wallis voltou para uma nova formação do Pink Fairies por alguns anos e atuou como artista e produtor da Stiff Records, a gravadora que apresentou Elvis Costello, Nick Lowe e Damned ao mundo. Ele deixou a Stiff em 1980, passou a fazer alguns projetos paralelos e retornou ao Pink Fairies para mais uma rodada no final dos anos 80.

(* texto original em inglês / traduzido da Ultimate Classic Rock)