hbNews

Matakabra revive metal pernambucano dos anos 2000 com lançamento de ‘Unknown’

Matakabra revive metal pernambucano dos anos 2000 com lançamento de ‘Unknown’

26 de fevereiro de 2021


Pedro Santos/Divulgação

A banda de metal recifense Matakabra apresenta o seu novo single “Unknown”. A música é um cover em homenagem à banda Hanagorik, grupo de grande influência na cena do metal pernambucano nos anos 2000. Esse será o primeiro cover lançado pela Matakabra e fará parte do DVD “Ao vivo no Abril Pro Rock”, que sairá em abril.
Formada por Rafael Coutinho, Theo Espíndola, Fernando Marques e Rodrigo Costa, Matakabra vem construindo uma carreira sólida e diversa desde 2015. Com uma série de turnês em seu currículo, a banda já foi escalada em festivais como o Grito Rock João Pessoa (2018), Abril Pro Rock (2018) e Garage Sounds (2018/19).
A Matakabra se preocupa bastante com a mensagem enviada em suas letras, sendo cada uma um manifesto particular. Com o “Prole” (2016), fez crítica dura às desigualdades sociais e a relação entre o Estado e a mídia. O lançamento rendeu a Prole Maldita Tour, sequência com mais de 20 shows espalhados em sete estados do Nordeste.
Com “Marginal” (2017), seu segundo trabalho em estúdio, deu continuidade a ideologia trazida no disco de estreia, dessa vez voltava-se ao discurso antirracista, denunciando a crise social, moral e política que já se desenhava na época. Lançado no Dia da Consciência Negra, teve seu auge com o lançamento do curta metragem “Ogum no Açoite” (2019).
A preocupação com a recepção adequada das suas mensagens rendeu um resultado prático. Todo o material audiovisual do grupo passa a incluir legendas. O objetivo é que até quem não está acostumado com o som gutural, típico do metal, consiga entender o que está sendo dito para que as discussões tão importantes levantadas atinjam todo público possível.
Hanagorik – Reunida no ano de 1991 em Surubim, agreste de Pernambuco, surgiu a Hanagorik. O grupo conseguiu expandir seu sucesso para muito além das fronteiras estaduais. Em 2000 fez sua primeira turnê internacional, tocando em eventos importantes na Europa como a “Expo Hannover 2000” e “Hanf Parade 2000”, no qual se apresentou para mais de cinco mil pessoas nas ruas de Berlim. Em 2002 retornou à Europa para uma segunda turnê, ocasião em que lançou o CD “For kids with some problems”, abrangendo a Áustria e Bélgica além da Alemanha. No ano seguinte, a banda lançou o álbum “The caravan”. Com uma trajetória bem-sucedida e respeitada, o grupo se consagrou de vez como um dos grandes representantes do metal nacional, tocando em palcos com bandas como Sepultura, Stratovarius, Shaman, Paul D’ianno e Six Feet Under.

Matakbra: