Memory Remains

Memory Remains: AC/DC – 39 anos de “Fly on the Wall” e o sucesso de vendas ofuscado por um crime cometido por um “fã” da banda

28 de junho de 2023


Em 28 de junho de 1984, o AC/DC lançava “Fly on the Wall”, seu o décimo álbum da vitoriosa carreira da banda. Esse play é tema do nosso Memory Remains desta quarta-feira. Vamos contar um pouco da história deste disco não tão badalado dos australianos.

A banda vinha do disco anterior, o não muito inspirado “Flick of the Switch” e com a saída de Phill Rudd, era hora de se reinventar. E se não veio um novo “Back in Black”, ao menos tivemos aqui um álbum muito honesto. Com Simon Wright assumindo as baquetas, todos adentraram ao “Mountain Studios”, em Montreux, Suíça, onde ficaram entre os meses de novembro de 1984 e fevereiro de 1985, com direito a uma breve pausa, quando a banda veio ao Rio de Janeiro para se apresentar em duas noites na inesquecível primeira edição do Rock in Rio, em janeiro de 1985. Os irmãos Malcolm e Angus Young se encarregaram mais uma vez da produção.

Colocando a bolacha para rolar e temos a faixa título abre o trabalho e ela é grudenta, com batidas firmes de Simon Wright e um belo solo. “Shake Your Foundations” dá sequência e mantém a pegada Hard da faixa anterior, não com o mesmo vigor, mas ainda assim é uma boa canção. “First Blood” é a típica música oitentista, mas sem deixar de ter a cara do AC/DC, enquanto que “Danger” é muito influenciada pelo Blues e tem passagens muito interessantes. E “Sink the Pink” traz os riffs inconfundíveis dos irmãos Young, aqueles que você escuta as primeiras notas e já sabe que se trata de AC/DC.

Playing With Girls” traz uma batida swingada, além de uma vibe mais Zeppeliana, com riffs psicodélicos, sendo essa eleita por este  que vos escreve como a melhor faixa do play. Em “Stand Up”, temos uma canção bem Southern Rock, com elementos de música country em meio ao Rock and Roll que o quinteto australiano sempre praticou.

A veia bluesy retorna em “Hell or High Water”, que também tem seus bons momentos. “Back in Business” resgata novamente as influências country que a banda carrega consigo desde sempre e com um refrão que você se pega cantarolando sozinho, horas depois de terminada a audição. “Send for the Man” tem riffs que se repetem por toda a música e um Angus Young bastante inspirado nos solos, uma excelente performance, encerrando bem a bolacha.

Em 40 minutos de audição temos aqui um disco que se não chega a ser excelente, também não é desastroso. É um álbum relativamente curto, mas que nos proporciona uma agradável sensação. Mesmo que o AC/DC seja uma banda que repita à exaustão a mesma fórmula em todos os discos, é uma das poucas bandas que se copiam sem soar enjoativa.

O disco não foi bem recebido pela crítica, mas vendeu dois milhões de cópias, alcançando as posições de número 32 na “Billboard 200” e 7 na parada do Reino Unido. A banda saiu em turnê, mas esta foi ofuscada por um episódio em que um serial killer chamado Richard Ramirez foi preso e disse à polícia que cometia seus crimes inspirado pela letra de “Night Prowler”, do álbum “Highway to Hell”, de 1979. Ele usava uma camisa da banda e teria deixado um chapéu com o logotipo da banda na cena de um de seus crimes, A mídia não especializada, como sempre, usou o caso para mostrar o quão o Rock and Roll é ofensivo, subversivo e potencialmente perigoso para as pessoas (na visão distorcida da mídia, claro), ainda que a banda nada tenha a ver com as loucuras que venham a cometer por ai. O AC/DC foi acusado de satanismo, tendo inclusive o seu nome referenciado como se signficassem “Antichtist, Devil’s Child” (N. do R: “Anticristo, a criança do diabo”, em tradução livre). É claro que este tipo de correlação é risível, mas na época, estamos falando de quase 40 anos atrás, tudo isso soava como se fosse um absurdo. É óbvio que o AC/DC esteve longe de cantar sobre pastos celestiais ou sobre os anjinhos, mas ligar a banda a sociopatia é completamente fora de mão.

Mas a banda superaria este revés e se manteria gigantesca, como é até os dias atuais. E hoje é dia de celebrarmos este álbum, que tem a pegada tradicional da banda. E desejar também uma longa vida ao AC/DC, que está com Brian Johnson de volta ao vocal. Esperamos que em breve a banda possa passar pelo Brasil.

Fly on the Wall – AC/DC

Data de lançamento – 28/06/1985

Gravadora – Atlantic Records

 

Faixas:

01 – Fly on the Wall

02 – Shake Your Foundations

03 – First Blood

04 – Danger

05 – Sink the Pink

06 – Playing With Girls

07 – Stand Up

08 – Hell or High Water

09 – Back in Business

10 – Send for the Man

 

Formação:

Brian Johnson – vocal

Angus Young – guitarra

Malcolm Young – Guitarra

Cliff Williams – baixo

Simon Wright – bateria