Memory Remains

Memory Remains: Cannibal Corpse – 30 anos de “The Bleeding” e a despedida de Chris Barnes

11 de abril de 2024


Há 30 anos, em 11 de abril de 1994, o Cannibal Corpse lançava aquele que é considerado por muitos, o melhor disco da sua carreira. Estamos falando de “The Bleeding“, o quarto álbum de sua vasta discografia e que é tema do nosso Memory Remains desta quinta-feira, dia de TBT.

Este álbum é marcado por chegadas e partidas: o guitarrista Rob Barrett fazia a estreia e ao mesmo tempo sua despedida da banda, mas voltaria em 2005 para substituir seu parceiro de guitarra aqui, Jack Owen. A outra despedida é de Chris Barnes que alegou não querer mais escrever e cantar temas gore, mas logo depois acabou montando o Six Feet Under, nascido como um projeto sem muita pretensão, mas cresceu e está na ativa até os dias atuais…E com letras tão ou mais sangrentas do que a de sua ex-banda.

O álbum marca uma importante mudança musical: se antes a velocidade reinava absoluta, em “The Bleeding” aposta em mesclar partes rápidas com outras mais grooveadas e Chris Barnes trocou seus grunhidos por vocais, digamos mais compreensíveis. O resultado ficou ótimo e isso explica o porquê de o álbum envelhecer tão bem.

Entre “Tomb of the Mutilated” e “The Bleeding“, a banda lançou o EP “Hammer Smashed Face“, que além da música mais famosa da banda e que deu nome ao extended play, conta ainda com dois covers: “The Exorcist“, do Possessed e “Zero the Hero“, composição do Black Sabbath lançada originalmente no ótimo “Born Again“. A versão do Possessed foi incluída como bônus track da versão remasterizada de “The Bleeding“, lançada anos mais tarde. Essa versão remasterizada traz ainda o videoclipe para a música “Staring Through the Eyes of the Dead“, que foi o primeiro videoclipe produzido pelo Cannibal Corpse.

Pois os integrantes foram para o “Morrisound Recording”, em Tampa, Flórida, o mesmo estúdio em que o Sepultura gravou o álbum “Arise“, entre os meses de novembro e dezembro de 1993, sob a batuta do produtor Scott Burns e o resultado foi um disco simplesmente matador (com perdão do trocadilho). Lançado pela Metal Blade, o disco teve duas capas, pois, como de praxe, a banda sempre tinha a capa original censurada. E quem tem as cópias com a capa original não vende por dinheiro nenhum. Vamos deixar abaixo uma imagem da capa raríssima:

Em 36 minutos de pancadaria sonora, o disco abre com as quatro primeiras faixas fazendo com que o ouvinte simplesmente não tenha tempo nem de olhar para o lado, só dá para banguear como se não houvesse amanhã. O álbum forjou alguns dos maiores clássicos como “Staring Through the Eyes of the Dead“, “Striped, Riped and Strangled” e “Fucked With a Knife“, mas também tem outros grandes momentos como em “Pulverized“, “The Pick-Axe Murders“, “She Was Ask for It“, a faixa-título e “An Experience in Homicide“. É uma aula de Death Metal.

“The Bleeding” foi lançado apenas dois meses depois do filme “Ace Ventura”, onde a própria banda aparece fazendo uma ponta, tocando a música “Hammer Smashed Face“. A participação da banda no filme deu-lhes um pouco mais de notoriedade. Quando se preparavam para lançar o sucessor do nosso trintão, Chris Barnes saiu da banda. O frontman chegou a gravar as demos do álbum, que se chamaria “Created to Kill” e que depois foi rebatizado como “Vile” já com GeorgeCorpsegrinderFischer no vocal.

The Bleeding” é o quinto disco de Death Metal mais vendido dos Estados Unidos, com aproximadamente cem mil cópias. É apontado como o disco mais popular da banda. Hoje é dia de celebrar esse clássico do Death Metal, escutando-o no volume máximo. Nossa sorte o Cannibal Corpse ter passado sem sustos pela pandemia e eles continuam ativos, lançando álbuns e passando pelo Brasil, como da última vez, em 2022. Hoje é dia de celebrar esse discaço, escutando-o no volume máximo, e quanto desejamos longa vida aos reis do Death Metal

The Bleeding – Cannibal Corpse

Data de lançamento – 11/04/1994

Gravadora – Metal Blade 

 

Faixas:

01 –  Staring Through the Eyes of the Dead

02 –  Fucked With a Knife

03 – Stripped, Raped and Strangled

04 –  Pulverized

05 – Return to Flesh

06 – The Pick-Axe Murders

07 – She Was Ask for it

08 –  The Bleeding

09 – Forced Broken Glass

10 – An Expermient in Homicide

 

Formação:

Chris Barnes – vocal

Jack Owen – guitarra

Rob Barrett – guitarra

Alex Webster – baixo

Paul Mazurkiewicz – bateria