Há 26 anos, em 16 de agosto de 2000, o Dr. Sin lançava “Dr. Sin II”, o quarto álbum da banda brasileira de Hard Rock/ Heavy Metal, e que é tema do nosso Memory Remains deste domingo.
Para registrar o novo álbum, uma significativa mudança no lineup da banda: o vocalista Michael Vescera, que havia passado pela banda de Yngwie Malmsteen, Loudness e havia sido o vocalista do álbum solo de Roland Grapow, assumia o posto de vocalista da banda. Com isso, Andria Busic estava livre para se concentrar exclusivamente no baixo.
A parceria com o vocalista se iniciou ainda em 1997, quando a banda gravou o álbum antecessor de nosso homenageado, “Insinity“, no estúdio de propriedade de Vescera, que atuou como co-produtor. Neste período, aconteceu o convite e o vocalista resolveu abraçar a oportunidade e cantar com os brasileiros.
Em uma atitude até então inédita no Brasil, a banda lançou o álbum junto com uma revista, que poderia ser adquirido em bancas de jornais. Já nos Estados Unidos, o álbum foi lançado no ano de 2002, sob o título “Shadows of Light“, e com algumas diferenças na ordem das músicas em relação a versão brasileira.
O álbum conta com participações de Roland Grapow, de Sergio Buss, e dos tecladistas Joey Gross Brown e Jason Himmelberger. A produção foi assinada por Adriano Daga, com quem a banda seguiu trabalhando até o álbum “Animal“, lançado em 2011.
Dando play na bolacha, temos onze músicas e duração de 49 minutos. O Hard Rock seguia sendo a tônica da banda, que agora tinha um vocalista muito acima da média, e não que Andria Busic não seja um bom cantor. Podemos destacar músicas como “Time After Time“, “Fly Away“, “Miracles“, “Same Old Story“, e “Suffocation“, fazem deste álbum uma audição bastante agradável.
O álbum recebeu críticas positivas e tem uma boa aceitação entre os fãs. Mas a passagem de Vescera acabou sendo abreviada, pois era muito difícil o vocalista viver se dividindo entre os Estados Unidos e o Brasil, então em 2002, ele acabou saindo da banda, sendo este o único álbum a não ter Andria Busic como o vocalista principal.
O Dr. Sin ainda seguiu lançando álbuns, até decidir se separar em 2016. Dois anos depois, a banda voltou às atividades, mas sem contar com o guitarrista Eduardo Ardanuy. Em seu lugar, entrou Thiago Melo. Depois do retorno, eles ainda lançaram o álbum “Back Home Again“, em 2019, que acabou por ser o último álbum da banda, que encerrou suas atividades em 2024.
Embora não tenha emitido um comunicado oficial sobre o fim das atividades, a banda está sem qualquer previsão de retorno. Enquanto isso, os fãs aguardam ansiosamente. Mas independente de qualquer coisa, hoje é dia de celebrar esse bom álbum, que marca uma passagem relâmpago de Michael Vescera. Uma pena que essa passagem não tenha sido duradoura. Mas o álbum envelhece bem, obrigado!

Dr. Sin II – Dr. Sin
Data de lançamento – 16/08/2000
Gravadora – Unimar Music
Faixas:
01 – Time After Time
02 – Danger
03 – Gates of Madness
04 – Eternity
05 – Fly Away
06 – Miracles
07 – Same Old Story
08 – What Now
09 – Pain
10 – Devil Inside
11 – Suffocation
Formação:
- Michael Vescera – vocal/ teclado
- Andria Busic – baixo
- Eduardo Ardanuy – guitarra
- Ivan Busic – bateria
Participações especiais:
- Roland Grapow – guitarra solo em “Time After Time“
- Sergio Buss – guitarra solo em “Same Old Story”
- Joey Gross Brown – teclado
- Jason Himmelberger – teclado