Memory Remains

Memory Remains: Heaven & Hell – 15 anos de “The Devil You Know”, o último registro de Ronnie James Dio

28 de abril de 2024


Há 15 anos, em 28 de abril de 2009, o Heaven & Hell lançava o único disco do projeto que reunia a formação do Black Sabbath na virada da década de 1970 para a década de 1980. “The Devil You Know” é tema do nosso Memory Remains deste domingão.

A formação aqui é a mesma que gravou o álbum “Mob Rules” (1981) e em 2006, o Black Sabbath deu uma pausa nas atividades, pois Ozzy Osbourne estava gravando o álbum “Black Rain” e se preparava para sair em turnê. Era a deixa para que os outros três membros chamassem Dio. Antes mesmo de gravarem o homenageado do dia, eles lançaram uma compilação sob o nome Black Sabbath, chamada “The Dio Years”, que trazia canções lançadas originalmente nos três álbuns que o vocalista lançou com a banda, músicas ao vivo, além de três novas canções.

Eles saíram em turnê, que resultou em um álbum ao vivo chamado “Live From Radio City Music Hall”, que fez um sucesso tão grande, chegando a ser certificado com Disco de Ouro. Claro que eles se empolgaram e como as músicas novas foram bem recebidas, gravar um novo álbum era somente uma consequência, uma vez que a empreitada solo de Ozzy Osbourne iria demorar um bocado. Então eles tiveram a ideia de se reunir para gravar nosso homenageado do dia. Desde 1992 que Dio, Iommi, Butler e Ward não gravavam um álbum inteiro juntos.

O quarteto foi para o Rockfield Studios, no país de gales, onde gravaram o álbum, durante o ano de 2008. Trabalharam na produção Tony Iommi, Ronnie James Dio, Geezer Butler, além de Mike Exeter. Com um timaço desses, não foi difícil conseguir um grande selo e a Roadrunner se encaminhou de lançar e distribuir a bolacha. Para a capa, eles escolheram uma imagem de Per Øyvind Haagensen, intitulado Satan, e os números 25 e 41 contidos ali, é uma referência ao livro de Mateus, da bíblia, que fala sobre o juízo final.

O álbum tem 54 minutos e dez canções. O quarteto aposta em uma sonoridade mais Doom Metal, com muito peso, aliado às características de cada integrante, tendo a voz de Dio sendo o diferencial. Uma verdadeira aula de Heavy Metal, que deveria ser seguido por todos que ousam a montar uma banda. A recepção foi ainda melhor do que a compilação e o álbum ao vivo lançados antes por eles.

Nas paradas de sucesso, o álbum marcou presença: 5° na Finlândia, 8° na “Billboard 200” e na Suécia, 14° na Hungria, 15° na Noruega, 17° na Alemanha, 20° na Polônia e na Escócia, 21° no Reino Unido, 24° no Canadá, 26° na Dinamarca, 28° no Japão, 31° na Suíça, 37° na Áustria, 38° nos Países Baixos, 45° na Itália, 53° na França, 76° na Austrália, 84° na Bélgica e 95° na Espanha. Na “Billboard”, o álbum esteve ainda em outras subcategorias: 1° na Top Hard Rock Albuns, 2° na Top Tastemaker Albuns e 3° na Top Rock Albuns. Brilhante desempenho em uma época em que os downloads, principalmente os ilegais estavam em alta.

A banda chegou a fazer alguns shows, inclusive uma icônica apresentação em Wacken, em 2009. Mas infelizmente a turnê foi cancelada, pois Dio estava com problemas de saúde. Ele veio a falecer no ano de 2010, vítima de câncer no estômago. E “The Devil You Know” acabou sendo a última obra em vida da nossa lenda, Ronnie James Dio, considerado por muitos como o maior cantor de Heavy Metal que já existiu. Hoje é dia de celebrar essa obra prima destes quatro gênios, colocando-a para tocar no volume máximo. Eles merecem.

 

The Devil You Know – Heaven & Hell

Data de lançamento – 28/04/2009

Gravadora – Roadrunner

 

Faixas:

01 – Atom and Evil 

02 – Fear

03 – Bible Black

04 – Double the Pain 

05 – Rock and Roll Angel 

06 – The Turn of the Screw 

07 – Eating the Cannibals 

08 – Follow the Tears 

09 – Neverwhere

10 – Breaking into Heaven 

 

Formação:

Ronnie James Dio – vocal

Tony Iommi – guitarra

Geezer Butler – baixo

Bill Ward – bateria

 

Participação especial:

Mike Exeter – teclado