Memory Remains

Memory Remains: Kreator – 36 anos de “Terrible Certainty” e a crescente ascensão na cena

22 de setembro de 2023


Há 36 anos, em 22 de setembro do já distante ano de 1987, o Kreator lançava “Terrible Certainty“, o álbum número três desta que é uma das maiores bandas do Thrash Metal germânico e que, claro, é assunto do nosso Memory Remains desta sexta-feira.

Os jovens garotos estavam com muita disposição e este era o terceiro álbum em três anos. Os dois primeiros lançamentos, “Endless Pain” e “Pleasure to Kill” causaram um frissom enorme, não só na Alemanha, mas no restante do planeta. Eram uma resposta ao movimento Thrash da Bay Area, nos Estados Unidos e que respingou aqui no Brasil, influenciando bandas que ainda começavam, como Sepultura e Korzus.

O aniversariante do dia marca algumas mudanças. A primeira é na formação e não é necessariamente uma mudança e sim um acréscimo na formação, que deixava de ser um trio para se tornar um quarteto a partir da entrada de mais um guitarrista, Tritze, que ajudaria a Mille Petrozza a deixar o som ainda mais encorpado. A outra mudança foi na produção. Harris Johns (que pouco tempo mais tarde iria produzir os álbuns “Brasil” e “Anarkophobia“, do Ratos de Porão), foi substituído por Roy Rowland. Desta feita, todos foram ao Horus Studio, em Hannover, onde o álbum foi gravado e mixado. A masterização aconteceu no estúdio Nord, em Bremen.

O álbum é bem direto e sem firulas. São oito faixas em breves 36 minutos que soam como um verdadeiro massacre. Podemos destacar, a faixa-titulo, que é tocada até hoje durante os concertos da banda. “Behind the Mirror“, “Storming With Meance” e “As the Worls Burns“, esta última cantada pelo baterista Ventor. Eles ainda aproveitaram para produzir o primeiro videoclipe da história da banda, para a música “Toxic Trace“. O aniversariante do dia foi aclamado por todos e é considerado um dos álbuns mais pesados de sua geração.

A banda saiu em turnê para divulgar seu petardo e com isso eles só iam conquistar ainda mais respeito na cena. O ápice seria o álbum subsequente, o poderoso “Extreme Aggression“, mas isso é papo para outra oportunidade, pois hoje é dia de celebrar esse discaço lindo, que envelhece muito bem, obrigado. Felizmente o Kreator ainda está em sua plenitude e quem os viu no Brasil ainda sabe de seu poder letal. Vamos dar play no volume máximo e escutar essa belezura do Thrash Metal.

Terrible Certainty – Kreator

Data de lançamento – 22/09/1988

Gravadora – Noise Records

 

Faixas:

01 – Blind Faith

02 – Storming with Menace

03 – Terrible Certainty

04 – As the World Burns

05 – Toxic Trace

06 – No Escape

07 – One of Us

08 – Behind the Mirror

 

Formação:

Mille Petrozza – vocal/ guitarra

Ventor – bateria

Rob – baixo

Tritze – guitarra