Memory Remains

Memory Remains: Ozzy Osbourne – 40 anos de “Bark at the Moon” e a vida sem Randy Rhoads

15 de novembro de 2023


15 de novembro, além de ser o dia da celebração da proclamação da República do Brasil, que na verdade não passou de um dos inúmeros golpes pelo poder que a nossa terra brasilis passou ao longo da sua história, esse 15 de novembro também é especial, pois o Memory Remains desta quarta-feira vai tratar do mais novo quarentão da cena: “Bark at the Moon“, terceiro álbum de Ozzy Osbourne é o aniversariante do dia e nós vamos te contar algumas histórias acerca deste play.

Ozzy havia sofrido um tremendo baque, com a morte prematura do maior guitarrista que já trabalhou com o Madman: Randy Rhoads sofreu um acidente de avião, fruto de um ato inconsequente do piloto que deu carona para Randy dar umas voltas, no estado da Flórida, para onde a banda toda a dirigia para tocar no Rock Super Bowl XIV, onde também se apresentariam o Foreigner, Brian Adams e o UFO. O avião bateu em uma casa, explodindo e matando o guitarrista, aos 25 anos. Ozzy ainda entrou na casa em chamas e salvou um homem, mas não conseguiu salvar seu guitar-hero. Ozzy recrutou Jake E. Lee para o lugar do imortal Randy.

A entrada de Jake rendeu algumas controvérsias: esse é o único disco onde Ozzy é creditado sozinho em todas as músicas, porém, Lee alega que compôs uma boa quantidade das músicas contidas no álbum e que foi enganado pela esposa e empresária de Ozzy, Sharon Osbourne. Ele afirma que depois que terminou as gravações de suas partes, recebeu um contrato de Sharon no qual ele abria mão da autoria das músicas e que só assinou o contrato porque foi coagido por Sharon que ameaçou colocar outro guitarrista em seu lugar. Anos mais tarde, o próprio Ozzy admitiu que Lee ajudou na composição das músicas, incluindo a faixa titulo. Apesar desse contratempo, o quinteto se juntou no “Ridge Farm Studios” para a gravação do álbum, sob a batuta do renomado Max Norman na produção. A mixagem ocorreu no “Power Station”. A banda ficou em estúdio durante o meio daquele ano de 1983.

Bolacha rolando, temos oito canções em breves 39 minutos e uma diferença musical imensa se comparado aos álbuns anteriores, gravados por Randy Rhoads e seu classicismo. Apesar da faixa-título ser um clássico absoluto da carreira do Madman e das críticas favoráveis, é um álbum que meio que indica que Ozzy iria trilhar o caminho do Mainstrean, tendo canções veiculadas através de videoclipes na MTV estadunidense. Ozzy excursionou também com o Mötley Crue, o que deu ainda a sensação maior de trilhar o Mainstrean.

Esse é o único álbum a contar com o baterista Tommy Aldridge. Ele saiu logo depois das gravações e foi brevemente substituído por Carmine Appice. Porém, Carmine não durou muito na banda e durante a tour, Aldridge foi trazido de volta, com Ozzy explicando que trouxe de volta seu companheiro de bateria por “questões de saúde”. Segundo ele, Carmine Appice estava deixando-o doente. Entretanto, quem aparece no videoclipe de “Bark at the Moon” é Carmine Appice e não Tommy Aldridge.

Aqui tivemos uma nova controvérsia, bem como aconteceu no disco de estreia, “Blizzard of Ozz“. Um homem canadense, chamado James Jollimore assassinou sua esposa e seus filhos após supostamente ter escutado “Bark at the Moon” e isso motivou os grupos xiitas religiosos e a mídia sensacionalista a perseguirem o Madman, alegando que o disco era satânico e que havia influenciado o homem a cometer tais crimes. Como se alguém fosse virar ladrão de veículos ao jogar GTA ou alguém se tornaria homoafetivo porque viu no gibi o filho de um super-herói beijar outro homem, como afirmaram alguns brasileiros seguidores do ex-dublê de presidente, e hoje, felizmente, inelegível.

Bark at the Moon” foi certificado com Disco de Prata no Reino Unido, Ouro na Austrália, Platina no Canadá e triplo Platina nos Estados Unidos. Já nas paradas musicais, o álbum frequentou o 9º lugar na Suécia, 19° na “Billboard 200”, 23° no Canadá, 24° no Reino Unido e 50° na Nova Zelândia. O single “Bark at the Moon” chegou a posição de número 21 no Reino Unido e 109 nos Estados Unidos. Nosso aniversariante do dia foi certificado com Disco de Prata no Reino Unido, Ouro na Austrália, Platina no Canadá e triplo Platina nos Estados Unidos. O single Bark at the Moon chegou a posição de número 21 no Reino Unido e 109 nos Estados Unidos.

Hoje é dia de celebrar esse disco e também o grande Ozzy Osbourne, que, infelizmente não está muito bem da saúde, mas tem seu rico legado que deve ser preservado e lembrado todos os dias. E ao novo quarentão, que ele siga envelhecendo bem.

Bark at the Moon – Ozzy Osbourne

Data de lançamento – 15/11/1983

Gravadora – Epic

 

Faixas:

01 – Rock ‘n’ Roll Rebel
02 – Bark at the Moon
03 – You’re No Different
04 – Now You See It (Now You Don’t)
05 – Forever
06 – So Tired
07 – Waiting for Darkness
08 – Spiders

 

Formação:

Ozzy Osbourne – vocal

Jake E. Lee – guitarra

Bob Daisley – baixo

Tommy Aldridge – bateria

Don Airey – teclados