hbNews

Mike McCreaddy faz homenagem a Ace Frehley: “sem Ace e o Kiss, eu não teria pego em uma guitarra”

17 de outubro de 2025


O guitarrista Ace Frehley nos deixou nesta quinta-feira, 16, aos 74 anos. O músico estava internado depois de sofrer uma queda no estúdio, e estava respirando com ajuda de aparelhos.

A notícia pegou de surpresa o mundo do Rock. Fãs e músicos do mundo inteiro estão devastados com a notícia. Alguns se pronunciaram, como Jeff Loomis, o seu ex-companheiro de Kiss, Gene Simmons. Outro que se manifestou foi o guitarrista do Pearl Jam, Mike McCreaddy.

Ele o fez através de um post compartilhado juntamente com o Pearl Jam, no Instagram. A última postagem de Mike havia sido em 22 de junho, quando Ozzy faleceu e ele deixou sua mensagem de condolências ao príncipe da trevas. Desta vez, ele retornou ao Instagram para dizer o quão importante Ace Frehley foi importante em sua vida e carreira.

McCreaddy lembrou de quando tocou a música “C’mom And Love me“, lançada no clássico álbum “Dressed to Kill“, no ano de 1975. Outra canção do mesmo álbum teve importância na carteira que McCreaddy emplacou nos anos 1990. Ele fez o solo de “Alive“, em “Ten“, álbum de estreia do Pearl Jam, inspirado na música “She“.

“Ouvi falar da morte de Ace Frehley de Rick Friel com quem toquei numa banda chamada Shadow. O Rick também foi o primeiro tipo a entrar no autocarro em 1977 com uma lancheira KISS para me falar sobre o Ace… Simplesmente mudou a minha vida. Ganhei uma guitarra em 1978 para me juntar à banda de Rick Warrior que se transformou em Shadow. Nós fizemos um cover para “C’mon and Love Me”.

Todos os meus amigos passaram horas incalculáveis a falar sobre KISS e a comprar coisas dos KISS. Ace foi um herói meu e também eu consideraria um amigo. Estudei seus solos infinitamente ao longo dos anos…

Basta ouvir “Alive”, usei o solo dele de “She” como modelo. Ace improvisou em “Black Diamond” com Pearl Jam no Madison Square Garden… Um sonho realizado para mim.

Eu não teria pegado uma guitarra sem a influência do Ace e do KISS.

Descanse em paz, Ace, você mudou minha vida.

Obrigado. Obrigado.

Mike”

Paul Daniel Frehley nasceu em 27 de abril de 1951 na cidade de Nova Iorque. Em 1972, ele viu um anúncio de uma banda iniciante procurando um guitarrista e acabou entrando no Kiss, onde se tornou um personagem icônico e que influenciou muitas gerações. Ele foi o responsável pela criação da logomarca do Kiss. Ficou na banda por dez anos, saindo durante a gravação do clássico “Creatures of the Night“, que fez aniversário recentemente e sobre o qual nós falamos aqui em nosso quadro Memory Remains. Ele voltou em 1996 ao Kiss, ficando até 2002.

Por conta de seu acidente, toda a agenda de shows de Ace Frehley para o restante do ano havia sido suspensa. Apesar de ter desenvolvido dependência química de drogas nos primeiros anos, Frehley estava sóbrio há alguns anos e estava trabalhando muito quando sofreu a queda que lhe causou hemorragia cerebral.

Ace deixa uma legião de fãs órfãos e a saudade de seu personagem “Spaceman”. Sua marca registrada era a guitarra Gibson Les Paul, que soltava fumaça durante os shows do Kiss.