hbNews

Morre o guitarrista Marcel Barros, da banda Affront, aos 40 anos

Morre o guitarrista Marcel Barros, da banda Affront, aos 40 anos

17 de julho de 2021


André Santos

A banda carioca Affront divulgou um comunicado nesta última sexta-feira (16) em suas redes sociais informando o falecimento do guitarrista Marcel Barros, de 40 anos, devido a uma parada cardiorrespiratória. Ele integrava o grupo desde o início de 2020.

“É com muito pesar e profunda tristeza, anunciamos o falecimento de nosso irmão, amigo e guitarrista Marcel Barros, com quem convivemos nos últimos anos. Estamos devastados e com os corações quebrados neste momento. De repente, uma parada cardiorrespiratória nos privou da companhia dessa excelente pessoa.”

Sobre o Affront

Formada em abril de 2016 pelo baixista M. Mictian – já conhecido na cena por seu trabalho com a banda de death metal Unearthly -, o Affront surgiu como um projeto que visava explorar as influências thrash metal do músico. O primeiro álbum, Angry Voices, lançado no mesmo ano, trouxe uma mescla de ambos os estilos, com letras prioritariamente em inglês (com exceção de Mestre de Barro, em português, sobre o escultor pernambucano Mestre Vitalino), abordando cultura, religião e demais questões cotidianas. Produzido por M. Mictian e R. Rassan (então guitarrista da banda), o disco contou com a participação do vocalista Marcelo Pompeu (Korzus) em uma das faixas e com a arte gráfica de Marcelo Vasco, que tem em seu currículo capas para o Slayer, Machine Head, Hatebreed, Borknagar, Soulfly, entre outros nomes do metal mundial.

World In Collapse, segundo álbum da banda, foi lançado em janeiro de 2018, com o mesmo time na produção. A arte da capa, dessa vez, ficou sob responsabilidade do tatuador carioca Edu Nascimento. Musicalmente, o álbum explorou ainda mais a vertente thrash metal do trio e, nas letras, a banda aprofundou-se nas questões relacionadas à realidade do país, a exemplo de “Ancestral e de Favelas, Senzalas”.