hbNews

Estreia: banda Maluria traz o deboche em volta da expectativa tradicional da sociedade em mulheres

Estreia: banda Maluria traz o deboche em volta da expectativa tradicional da sociedade em mulheres

3 de agosto de 2022


A banda palista Maluria faz a estreia do programa No Estúdio com Leo Leomil, nesta sexta-feira (05). O jornalista e apresentador, engata novo projeto financiado pelo programa de incentivo à cultura PROAC Direto do Governo de São Paulo, que apresentará novos rostos da cena autoral brasileira. Além de baterem um papo contando sobre o universo de cada artista, quatro canções gravadas no Estúdio Loop em São Paulo, serão apresentadas para a audiência no formato ao vivo, com transmissão pelo YouTube.

Composta por Carol Cagnini (bateria/voz), Bianca Santos (guitarra/voz) e Moni Oliveira (baixo/voz), todas residentes da Grande São Paulo, o power trio transcende suas ideias e posicionamentos políticos e cotidianos por meio de manifestos reivindicando por representatividade não só nos palcos, mas em todas as frentes. “Todos os artistas têm alguma particularidade. A Maluria é uma banda de rock com pegada punk que traz o feminismo para um universo machista. Um trio que canta letras fortes e refrões com frases que grudam na cabeça”, comenta Leo.

Desbocada está no repertório do EP de estreia da banda, com divulgação prevista para Setembro. “Essa letra é uma crítica ao comportamento que a sociedade espera das mulheres, que sejam ‘belas, recatadas e do-lar’, que falem baixinho e que não se expressem, pois assim elas serão respeitadas. Desbocada expõe o dia a dia de muitas mulheres que são culpabilizadas pelas atitudes, normalmente, masculinas”.

SOBRE LEO LEOMIL

Nascido e criado na cidade de São Paulo, Leonardo Leomil teve seu primeiro envolvimento com música desde muito cedo, quando iniciou seus estudos na bateria aos 11 anos de idade, o que o fez ao longo da vida, tocar em diversos lugares da cena autoral e cover. Inspirado por sua paixão pela música, se formou na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo em Comunicação Social com especialização em Jornalismo, na turma de 2006, e durante este período passou por um hiato musical, dedicando-se exclusivamente ao jornalismo.

Em 2014 nascem os primeiros episódios de seu canal no YouTube, onde ensinava a audiência a tocar bateria e falava de bandas e músicos que apreciava, gravando dentro de casa. O tédio pelo formato apresentado bateu em sua porta, e o jornalista iniciou uma transição natural para o que viria a ser sua identidade própria: um canal onde músicos mostrassem seus equipamentos e fossem entrevistados revelando os processos ao fazer música. Desde o primeiro ano de programa, já recebia nomes de peso como por exemplo, Iggor Cavalera.

Em 8 anos de canal, o projeto soma mais de 500 vídeos ultrapassando 10 milhões de visualizações no YouTube, viajando entre diversas vertentes da cena autoral brasileira, trazendo uma linguagem única e profunda.

Após 5 anos, um novo tentáculo do projeto surge: o podcast Música em Debate, exibido durante dois anos, coletando mais de 40 episódios contando não só com músicos, mas também com profissionais do music business, como convidados.

Em 2022 seu novo projeto foi contemplado pelo programa de incentivo à cultura PROAC Direto do Governo de São Paulo e estreia em seu canal um novo braço: No Estúdio com Léo Leomil, uma produção audiovisual que mostra novos talentos da cena autoral do país, exibindo 5 projetos musicais de diferentes gêneros com apresentações ao vivo acompanhadas de entrevistas exclusivas feitas pelo apresentador. Todas as faixas registradas, serão lançadas nas principais plataformas de streaming após a exibição do último episódio de cada atração.

Lucio Telles