O baterista Matt Cameron anunciou nesta segunda-feira, 7, a sua saída do Pearl Jam. Ele, que estava na banda desde o ano de 1998, logo após a separação do Soundgarden. Matt deixou a seguinte mensagem em sua conta no Instagram:
“Depois de 27 anos fantásticos, dei meus passos finais no elevador da bateria para o poderoso Pearl Jam.
“Muito amor e respeito ao Jeff, Ed, Mike e Stone por me convidarem para a banda em 1998 e por me darem a oportunidade de uma vida inteira, cheia de amizades, talento artístico, desafios e risadas. Sou eternamente grato à equipe, funcionários e fãs em todo o mundo. Tem sido uma jornada incrível. Mais por vir. Obrigado a todos, do fundo do meu coração.
Paz e amor,
Matt Cameron.”
A banda também publicou um texto de agradecimento ao batera que foi quem mais tempo permaneceu na função em toda a história do Pearl Jam:
“De ser um dos nossos primeiros heróis musicais nas bandas Skinyard e no poderoso Soundgarden, a tocar em nossas primeiras demos em 1990, Matt Cameron tem sido um músico e baterista singular e verdadeiramente poderoso.
Ele impulsionou os últimos 27 anos de shows ao vivo e gravações de estúdio do Pearl Jam. Foi um capítulo profundamente importante para o nosso grupo e lhe desejamos tudo de bom sempre. Sentiremos muita falta dele e ele será para sempre nosso amigo na arte e na música. Nós te amamos, Matt.”
Matt não entrou em detalhes sobre as razões que o levou a decidir por se separar do Pearl Jam, mas o que tudo indica, a saída foi pacífica. Ele entrou na banda assim que o álbum “Yield” foi lançado. Jack Irons, não tinha condições físicas de fazer muitas viagens e Cameron estava disponível. Sua estreia acabou sendo o álbum ao vivo “Live on Two Legs“, e gravou todos os álbuns de estúdio desde “Binaural” (2000), em um total de seis álbuns de estúdio, sete ao vivo e mais algumas dezenas de “bootlegs oficiais”, gravados durante turnês no início dos anos 2000.
Não se sabe ainda quem será o substituto de Matt. Sua última apresentação com a banda aconteceu no dia 18 de maio, em Pittsburgh, Filadélfia.