Notícias

Pussy Riot de volta a Portugal em Junho com a tour ‘Riot Days’

O coletivo artístico russo PUSSY RIOT arranca com a tour europeia ‘RIOT DAYS’ e tem paragem obrigatória dia 9 de Junho em Lisboa, no Capitólio.

As PUSSY RIOT (liderada pela ativista Maria Alyokhina) são uma peculiar formação de protesto, feminino e feminista, de geometria variável, com sede em Moscovo, e fundada em 2011.  O grupo – que chegou a integrar 11 mulheres – tornou-se famoso em grande parte pelas encenações de espetáculos de guerrilha punk rock provocatórios não autorizados em locais públicos invulgares, que foram transformados em vídeos musicais e colocados na iInternet e que se foram espalhando pelo planeta.

Entre os temas mais abordados ganham lugar de destaque o feminismo, os direitos LGBT e, claro, a oposição explícita assumida ao Presidente russo Vladimir Putin, que o grupo considera ser um ditador com ligações perigosas à igreja Ortodoxa Russa.

Mas as PUSSUY RIOT conseguiram notoriedade à escala planetária quando cinco membros do grupo arriscaram uma actuação em plena Catedral de Cristo Salvador, Moscovo, em 2012. O clero ortodoxo considerou um sacrilégio esta “atuação” e o espetáculo acabou com a intervenção de oficiais de segurança da igreja. Em sua defesa, as artistas/ativistas esclareceram que o seu protesto se  dirigia ao apoio dos líderes da Igreja Ortodoxa a Putin durante a sua campanha eleitoral.

PUSSY RIOT – ‘RIOT DAYS’

Dia 9 de Junho, quinta-feira, às 21.30

Cineteatro Capitólio, Parque Mayer.

Os bilhetes já estão à venda no site da MEO Blueticket e custam 22€.