hbNews

Rage Against The Machine: baterista Brad Wilk anuncia que banda não fará mais shows

Rage Against The Machine: baterista Brad Wilk anuncia que banda não fará mais shows

4 de janeiro de 2024


O baterista do Rage Against The Machine, Brad Wilk, fez nesta quarta-feira (03) um anúncio em suas redes sociais que os fãs antifascistas de Rock não esperavam: a de que a banda não mais se apresentará ao vivo. Com a legenda que diz “do fundo do meu coração, obrigado a todos os fãs que sempre nos apoiaram”, ele publicou uma foto que continha a seguinte mensagem:

Sei que muitas pessoas estão esperando que a gente anuncie novas datas de turnê para todos os shows cancelados do RATM. Eu não quero mais enganar as pessoas ou a mim mesmo. Então por mais que tenha havido uma certa conversa de que isso pode acontecer no futuro… Eu quero que vocês saibam que o RATM (Tim, Zack, Tom e eu) não vai mais sair em turnê ou tocar ao vivo novamente. Peço desculpas a todos que estavam esperando por isso. Realmente queria que acontecesse…”

Formada no ano de 1991, a banda logo se destacou pela sonoridade diferenciada, depois amplamente copiada pelos grupos que vieram depois, e também pelo conteúdo lírico, com preocupação com as causas sociais. Os dois primeiros álbuns foram verdadeiros sucessos de crítica e público. Em 2000, o mundo foi pego de surpresa quando Zack de La Rocha saiu do RATM, e os remanescentes se juntaram ao saudoso vocalista Chris Cornell, formando o Audioslave. Em 2007, o Rage Against The Machine retornou com sua formação original, mantendo-se em atividade até 2011, quando se apresentou pela única vez no Brasil, durante o festival SWU. Em 2019 eles anunciaram um novo retorno, mas os shows foram interrompidos pela catástrofe que foi a pandemia de COVID-19.

Com o relaxamento das medidas de distanciamento da pandemia, havia uma esperança muito grande por parte dos fãs para que o RATM pudesse retomar a agenda de shows iniciadas há cinco anos, porém, o baterista parece ter jogado a pá de cal no que restava de possibilidade. Até o momento, os demais integrantes ainda não se manifestaram oficialmente e não dá para cravar se a banda realmente decidiu por colocar um ponto final em sua história ou se é apenas mais um período de hiato.