A banda de New Hampshire Replaced By Robots lançou seu poderoso EP de estreia, ‘The Experiment’, acompanhado de três divertidos vídeos para os singles “All The Lonely Nights”, “Are We Falling in Love or Am I Just Losing My Mind” e “The Laboratory”.
Para este disco, a banda trabalhou com o lendário produtor Paul Q. Kolderie (Pixies, Dinosaur Jr, Throwing Muses, Radiohead) e Josh Hager (Devo, The Elevator Drops), com masterização de Terry Palmer.
Sobre a produção, o vocalista e baixista Goolkasian comenta:
“Trabalhamos com Paul Q. Kolderie, que instintivamente fez muitas coisas estranhas. Ele levou o baixo e as guitarras ao máximo, dando a este disco uma sensação inegavelmente glam-era e uma pulsação rítmica, impulsionando músicas como ‘All The Lonely Nights'”.
“Também trabalhamos com o produtor e compatriota criativo Josh Hager, que produziu ‘Are We Falling in Love or Am I Just Losing my Mind?’, que lembra Buzzcocks, T-Rex e um milhão de outras coisas, mas ainda é, desafiadoramente, um artista independente devido à entrega vocal elétrica e apaixonada”, completa.
Este álbum realmente parece um experimento divertido, saboreando sua estatura de boêmios obsoletos, experimentando e combinando influências até encontrar algo único e inspirador.
A banda está claramente gostando de seguir o espírito criativo por onde quer que ele nos leve, desde as primeiras batidas de bateria inspiradas no surfe de “The Laboratory” até as harmonias vocais de três partes instantaneamente cativantes em “All The Lonely Nights”, passando pela parede de ruído na faixa final, “Since You Broke My Ouija Board”. É glam e glorioso.
“‘Laboratory’ começa com o som estridente de uma guitarra surfista e vocais percussivos que formam um ritmo curioso e um lamento intermitente. Vai ser uma festa. ‘All the Lonely Nights’ é um comercial exuberante em harmonia vibrante de três partes para o tédio e a tristeza que te atormentam até o instante em que você faz uma conexão mágica com a pessoa certa. ‘The Air of Uncertainty’ é um interlúdio instrumental, uma pausa para acolher os espíritos”, diz Goolkasian.
O vocalista Heather Joy Morgan acrescenta: “Since You Broke My Ouija Board’ é uma expressão espontânea de pesar e desejo de conexão, pois Goolkasian quebrou meu antigo tabuleiro oujia, jogando meu telefone espiritual no esquecimento. E eu não consigo mais falar com fantasmas. ‘Estamos nos apaixonando ou estou apenas perdendo a cabeça? É sobre buscar o amor verdadeiro na noite distópica, um mundo moderno com robôs misteriosos e pessoas falsas. É ao vivo ou são memórias?”