hbNews

Roger Waters diz que hotéis da Argentina e Uruguai se recusam a hospedá-lo

Roger Waters diz que hotéis da Argentina e Uruguai se recusam a hospedá-lo

16 de novembro de 2023


Após se apresentar pelo Brasil em sua turnê de despedida, o músico Roger Waters denunciou que hotéis da Argentina e Uruguai não estão permitindo com que ele fique hospedado nestes países. Com isso, ele segue em São Paulo. Ele tem apresentações agendadas para Montevidéu nesta sexta-feira (17) e na próxima terça e quarta-feira (21 e 22) na capital da Argentina.

A razão é o seu posicionamento pró-Palestina, que tem sido bem enfático durante suas apresentações na turnê “This is not a Drill” e Waters tem chamado de “boicote organizado pelo lobby israelense”. Em entrevista ao jornal argentino Página 12, ele disse que terá de continuar hospedado, partindo de lá para os locais dos shows. Ele ainda se diz furioso, pois não poderá jantar com seu amigo, o ex-presidente uruguaio, José Mojica.

“Esses idiotas do lobby israelense conseguiram ccoptar todos os hotéis em Buenos Aires e Montevidéu e organizaram esse boicote ezxtraordinário baseado em mentiras maliciosas que eles têm espalhado sobre mim.”

Waters tem sido acusado de “xenófobo, misógino e antissemita” por várias entidades judaícas no Uruguai e cartas foram enviadas para a rede Sofitel, solicitando que Waters não seja aceito como hóspede. Ainda em declaração ao jornal Página 12, Waters disse:

“Não tive um único pensamento antissemita em toda a minha vida. o que eu condeno é o que o governo de Israel está fazendo e vou continuar condenando porque está errado.”

As apresentações de Waters têm gerado polêmicas: em maio, ele se apresentou com uma roupa de estilo nazista, durante um show em Berlim. E nos últimos shows pelo Brasil, ele tem apresentado um porco inflável, com a estrela de David estampada. Deputados e vereadores ligados à extrema-fireita no Uruguai estão firmes no propósito de atrapalhar de todas as formas com que o astro, ex-Pink Floyd possa se apresentar por lá.

Roger Waters está com 80 anos e irá se despedir dos palcos tão logo esta turnê se encerre. A tour pela América do Sul ainda incluirá apresentações na Colômbia, Chile, Peru, Equador e Costa Rica.

Fonte: Folha de São Paulo