hbNews

Rolling Stones: filme sobre a lendária banda chega ao Curta!

24 de novembro de 2023


A trajetória de uma das bandas mais longevas e revolucionárias do rock mundial chega ao Curta!. Dividido em duas partes, “The Rolling Stones: Crossfire Hurricane” conta a história do grupo liderado por Mick Jagger desde suas primeiras apresentações nos anos 1960. O título do documentário, dirigido por Brett Morgen, é tirado do primeiro verso da canção “Jumpin’ Jack Flash”, de 1968: “I was born in a crossfire hurricane” (em tradução livre “Eu nasci em um furacão de fogo cruzado”).

Os integrantes da banda Mick Jagger e Keith Richards e os ex-membros Mick Taylor e Bill Wyman narram as imagens de arquivo apresentadas e fazem uma análise cronológica com um foco que se estende até o início dos anos 1980. Logo de início, eles lembram quando eram apenas um pequeno grupo de jovens apaixonados por blues, o início do sucesso com suas canções e a insistência da imprensa da época em criar uma rivalidade com os Beatles.

Um dos pontos altos é a homenagem a Brian Jones, um dos fundadores do Rolling Stones, falecido precocemente em 1969 — resultado catastrófico do abuso de álcool e drogas. Jones é lembrado por seu notável talento musical e por ter sido o primeiro compositor do grupo. O filme traz imagens de uma apresentação de Mick Taylor feita no Hyde Park — um dos principais parques de Londres — em memória do músico que o antecedeu como guitarrista da banda.

A produção do documentário foi feita pelos próprios Stones, que não se esquivam de abordar temas íntimos e mais polêmicos como o abuso de drogas — que levou Jagger e Richards à prisão —, as dissidências entre os integrantes, questões financeiras, a fama de “malditos” e a relação com um público que se dividia entre a agressividade e a histeria.

“The Rolling Stones: Crossfire Huricane” pode ser assistido também no CurtaOn — Clube de Documentários, na Claro TV+ e em seu site oficial. A partir de 28 de novembro, o streaming também estará no Amazon Prime Video e novos cadastros terão sete dias de degustação gratuita de todo o conteúdo. A exibição é no dia temático “Segundas da Música”, 27 de novembro, às 23h.

27 de Novembro de 2023

23h — “The Rolling Stones: Crossfire Hurricane” (Documentário)

A história da jornada incomparável dos Stones, desde adolescentes obcecados pelo blues no início dos anos 60 até seu status indiscutível como realezas do rock. Todos os Rolling Stones foram entrevistados recentemente e suas palavras formam o arco narrativo que une imagens de arquivo de performances, cobertura de notícias e entrevistas, muitas delas inéditas. Direção: Brett Morgen Duração: 60 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 28 de novembro, terça-feira, às 03h e às 17h; 29 de novembro, quarta-feira, às 11h; 02 de dezembro, sábado, às 16h30