Simon Maggs & People Like Us, o aclamado cantor e compositor inglês, acaba de lançar um novo single intitulado “Josef K”. A música é o primeiro lançamento de 2024, sucessor do EP de estreia ‘The Art Of Being Alone’ (2023). A canção apresenta a ideologia ousada e espiritual do artista, junto com o som cativante e peculiar, que traz uma atmosfera sonora nostálgica ao mesmo tempo que exala um frescor sincero graças a energia jovial e mente visionária de Simon Maggs.
“Josef K” segue a proposta das canções anteriores mas com uma evolução que mostra a flexibilidade e o desejo de explorar do que são capazes apresentando a sonoridade oldschool do classic rock com a sensibilidade do folk e pitadas de country, onde o artista soube usar todas suas influências e misturar de uma jeito peculiar para criar sua própria identidade no cenário musical. Há diversos elementos na canção original que nos fazem lembrar da vibe do Tom Petty com uma exuberância de Eric Clapton e The Allman Brothers Band, fazendo com que o conjunto da obra seja maravilhoso, desde o visual melancólico até a sonoridade exclusiva.
Esse hit possui linhas de guitarras suaves e muito nostálgicos mesclados com riffs de violão acústico densos e harmônicos, destilando a energia do rock clássico dos anos 70 e 80, a bateria segue o ritmo suave e potente exalando técnica, junto com o baixo que marca forte presença em um groove exemplar mantendo o clima melancólico. Os vocais cantam rimas sinceras com voz forte e corajosa que trazem um toque mais moderno ao mesmo tempo que soa retro, com um poder de convidar o ouvinte para reflexão.
A melodia faz a canção grudar na mente logo na primeira vez, com a energia melancólica mas penetrante, típica das bandas citadas, é como se estivéssemos dirigindo pelas estradas desertas ouvindo a aquela canção triste na rádio, mas que ao mesmo tempo reconforta o coração.
Através desse hit é possível se certificar que Simon Maggs & People Like Us toca com o coração, e conseguem ver através da alma do ser humano, dividindo experiências e sentimentos com o ouvinte – de forma intimista, extensa e romanticamente alucinante, coloca toda sua emoção na música. “Josef K” é uma reminiscência que nos envolve e vicia, retratando um testemunho pessoal de resiliência, tornando-se uma adição poderosa a qualquer playlist que ressoe profundamente com o público.
Um cantor e compositor vindo de Wigan, no norte da Inglaterra, Simon agora mora no sul profundo do país.
Músicas indie-folk (às vezes de protesto) se baseiam em histórias relacionáveis e temas sociais contemporâneos, ocasionalmente com narrativas dramáticas de pia de cozinha, letras irônicas e reflexões sobre as raízes do norte de Simon.
Melodias melancólicas, um pequeno comentário social, juntamente com melodias cativantes e edificantes refletem as influências de nomes como Billy Bragg, The Smiths, Martin Stephenson, Frank Turner e I Am Kloot.
O último EP, The Elusive Truth, – com o primeiro single, Josef K, lançado em 12 de julho e o EP em agosto – apresenta pela primeira vez a formação completa da banda People Like Us.
O título do EP ecoa temas que percorrem várias músicas, incluindo a faixa-título, Josef K, Two Legs Better (agora apelidada de “Liz Song” por muitos) e Do As I Say. O indie-jangle acelerado de Careful What You Wish For contrasta com o acústico Office Conversations, que contempla a familiaridade, a mundanidade e, muitas vezes, a estranheza da vida cotidiana. A nostálgica carta de amor do Joy Division on the Radio para o Norte produziu acenos de reconhecimento do público em Manchester e além.
Simon Maggs & People Like Us são: Simon Maggs – guitarra e vocais Chris Bluemel – violino e teclado Gary Winstanley – guitarra Kev Smith – baixo Mike Vaughan – bateria e teclado
Acompanhe Simon Maggs & People Like Us nas redes sociais: