hbNews

Skarno mistura Halloween e vida real no single “Morto Vivo”

20 de outubro de 2023


A banda com referências grunge e de punk rock Skarno, comemora nesta sexta-feira (20), o lançamento do seu mais novo single, “Morto Vivo”. O trabalho, que sucede o primeiro EP da dupla, “Sedentário em Frente a uma TV”, já está disponível em todas as plataformas digitais e chega pelo selo musical Marã Música. A faixa chega acompanhada de um videoclipe, que também será lançado no dia 20, no canal oficial da banda no Youtube.

Trazendo uma temática de terror influenciada pela banda sueca Ghost, e sonoridade Punk de “Pet Sematary”, dos Ramones e “Dig Up Her Bones”, do Misfits, “Morto Vivo” vem com uma mensagem divertida de como as pessoas se tornaram zumbis das redes sociais. A letra foi escrita pela Vanessa, baterista da Skarno, que também é enfermeira, e em 2019 escreveu um texto indignada por perceber que no seu serviço as pessoas não estavam prestando atenção em seus deveres por não saírem dos celulares. “Além disso, ela observou que no metrô e nas ruas, os casais… amigos não se falavam, só ficavam nos celulares sem interagirem, andando como zumbis, muitas vezes sem olhar para frente”, aponta Rudi, vocalista e guitarrista da banda.

Como já é de praxe no trabalho da Skarno, “Morto Vivo” também traz uma mensagem significativa para o ouvinte. Nesta faixa, Rudi e Vanessa querem alertar para o tempo e as oportunidades que as pessoas perdem em troca de alguns segundos (que acabam tornando-se horas) em frente às telas. “As pessoas preferem ter relacionamentos a distância ao invés de se arriscarem, preferem criticar quem tenta ao invés de fazer algo efetivo ou na prática”, acredita Rudi. “A ideia da faixa é dizer que aquela perfeição exposta por `influencers` não é verdadeira, que o sentido da vida é se expor, tentar, olhar e cuidar daquele que está ao seu lado em momentos bons e ruins, de sentir-se feliz olhando para o espelho e não na selfie cheia de efeitos, sentir-se importante e útil ao invés de deslumbrar a perfeição ou a risada sem sentido e fama de nutella na banheira. Afinal, quando se desliga a câmera, ou a tela no caso, quem é você? O que sente? Esses são os alertas”, completa.

Como sempre, a ansiedade para o lançamento é grande. “A expectativa é ter a mensagem absorvida com leveza, mas com a crítica necessária. É buscar novamente o olho no olho”, encerra a banda.

Videoclipe

“Morto Vivo” chega acompanhada de um videoclipe, que  também será lançado no dia 20, à partir das 20h no canal oficial da Skarno no Youtube.

O audiovisual tem um enredo de terror que se mistura com a mensagem da música, que é a de como algumas pessoas estão virando zumbis nas redes sociais. A história se passa em uma pizzaria mal-assombrada (Toca da Bruxa) onde no Halloween os integrantes da Skarno ressuscitam do mundo dos mortos. “A gente vem encarnado em uma outra realidade onde nos deparamos com comportamentos estranhos dos vivos. As pessoas não prestam mais atenção ao seu redor por conta dos celulares. Ao passar do tempo os integrantes são contaminados com a tecnologia e começam a fazer dancinhas etc.”, conta a banda.

O clipe foi gravado em 2021, e teve as participações do Erick (guitarrista) e Alex (baixista), com participações e gravação da SNI Produtora.

 

CONFIRA A LETRA DE “MORTO VIVO”

Andando pela rua

Sem achar um cérebro

O meu já está perdido

Consumido pelo tédio

Abro minha boca

Escuto meu grunhido

Olhos inexpressivos

Me arrastando sem sentido

Vivo, morto vivo

Me olho no espelho

Enxergo um abismo

Mortais me fodendo

Com hábitos repulsivos

Nojento, putrefatos

Fictícios, pestilentos

Dissimulados, viciados

Corruptos, depravados

Vivo, morto vivo

É assim que ainda vivo

Com o amor se desfazendo

Perdendo a realidade

Inerte, turbulento

Vivo, morto vivo

 

Sobre Skarno:

A banda Skarno, que traz referências grunge e de punk rock, foi formada em 2014, em São Paulo, pelo vocalista e guitarrista Rudi Ferreira e pela baterista Vanessa. A princípio era uma questão de tirar do papel e transformar escritas em músicas, porém em 2021 resolveram levar para o mundo essa brincadeira de uma maneira mais séria.

O nome “Skarno” veio da necessidade de simplificar o primeiro nome da banda, ‘escarniokratas’. Skarno é um nome próprio para denominar uma personalidade cínica, irônica, sarcástica e ambígua. Palavras transmitidas pela banda e que são simbolizadas nas mensagens, letras, clipes, e jeito de levar a vida.

As maiores referências musicais da banda são Nirvana, Alice in Chains, Foo Fighters, The Offspring, Ramones e Misfits. Aqui no Brasil, Ultraje a Rigor, Raimundos, Mamonas Assassinas, Inocentes e Titãs. “Também temos muitas referências de filmes de comédia e terror dos anos 90 para criação de clipe e vestimentas”, eles acrescentam.

Redes Sociais e Streaming da Skarno

https://www.youtube.com/channel/UCa0Zxc6-482U4ei_P8QJhlg/about