hbNews

Sons of Apollo lançam o vídeo ‘Fall to Ascend’, segundo single de ‘MMXX’

Sons of Apollo lançam o vídeo ‘Fall to Ascend’, segundo single de ‘MMXX’

16 de dezembro de 2019


Os ex-membros do Dream Theater, Mike Portnoy e Derek Sherinian, Ron “Bumblefoot” Thal (ex-Guns N ‘Roses), Billy Sheehan (The Winery Dogs, Mr. Big, David Lee Roth) e Jeff Scott Soto (ex-Journey, ex-Yngwie Malmsteen’s Rising Force) estão prestes a lançar seu segundo álbum de estúdio com o grupo Sons of Apollo, apropriadamente intitulado ‘MMXX’.

Produzido por The Del Fuvio Brothers (Portnoy e Sherinian), ‘MMXX’ será lançado no dia 17 de janeiro de 2020 via InsideOutMusic/Sony wm formato padrão de CD, edição limitada de CD Duplo (que inclui mixagens instrumentais e trechos de cappella), Box com LP Duplo + CD e em todos os formatos digitais.

Nesta segunda-feira (16) eles lançaram o vídeo ‘Fall To Ascend’, dirigido por Christian Rios, o segundo single do novo álbum.

O vídeo anterior, ‘Goodbye Divinity’, alcançou mais de 1,5 milhão de músicas em pouco mais de duas semanas.

“Estilisticamente, seguimos o mesmo caminho da estreia”, descreve o baterista Mike Portnoy. “Mas sentimos que ficou mais forte, simplesmente porque nos conhecemos melhor. Em ‘Psychotic Symphony’ foi a primeira vez que nós cinco trabalhamos juntos, então era provável que houvesse um ar de experimentação. Agora, nós podemos ter a experiência não apenas de gravar esse álbum, mas também de fazer muitas turnês juntos. E agora há claramente uma química muito mais óbvia acontecendo “.

“Fizemos 83 shows na última turnê”, acrescenta o tecladista Derek Sherinian. “E valeu a pena, porque saímos com um vínculo mais forte, e isso certamente se reflete no que escrevemos”.

O processo de composição começou no início do ano, quando Portnoy, Sherinian e guitarrista Ron “Bumblefoot” Thal se reuniram. “Nós três estávamos no meu estúdio em casa na Pensilvânia”, explica Portnoy. “E demorou cerca de três semanas para que toda a música fosse escrita. Foi um processo muito tranquilo. Na última vez, certamente deve ter sido um pouco estranho o Bumblefoot estar escrevendo comigo e com Derek, porque éramos estranhos pra ele. Agora, nos conhecemos melhor e isso ajudou as coisas a avançarem. ”

“Como todos temos nossos estúdios em casa, isso significava que todos poderiam gravar lá como e quando tivessem oportunidade”, continua Sherinian. “Todos nós tivemos o luxo de levar nosso tempo para concluir todas as partes, o que foi uma grande ajuda na forma como o álbum foi lançado. Suponho que, no total, foram necessários oito meses para gravar tudo”.

Há oito faixas em ‘MMXX’, com variações de duração totalizando 60 minutos. “A música final é ‘New World Today, que tem 16 minutos de duração”, diz Portnoy. “Este tem elementos semelhantes a ‘Opus Maximus’ e ‘Labyrinth’ no álbum anterior. Tem alguns momentos instrumentais insanos e brilhantes, que eu tenho certeza que os fãs vão adorar.”

“Queríamos fazer algo épico aqui, como fizemos com o ‘Opus Maximus’ da última vez”, acrescenta Sherinian. “Você deve se lembrar que Mike e eu viemos do Dream Theatre, onde nunca nos preocupamos com a duração de uma música. Então, fazer uma faixa de 16 minutos não é um problema”.

Tracklisting:

1. Goodbye Divinity (7:16)
2. Wither To Black (4:48)
3. Asphyxiation (5:09)
4. Desolate July (6:11)
5. King Of Delusion (8:49)
6. Fall To Ascend (5:07)
7. Resurrection Day (5:51)
8. New World Today (16:38)

O título do álbum foi inspirado em um simples fato cronológico. “Ele será lançado em meados de janeiro de 2020”, diz Portnoy. “Isso significa que será um dos primeiros lançamentos da nova década. Então, tive a ideia de chamá-lo de ‘2020’, exceto por ter sido escrito em algarismos romanos ‘MMXX'”. E a arte do álbum foi criada por Thomas Ewerhard (responsável pelo design da capa de ‘Psychotic Symphony’), que inevitavelmente reflete o título. Como explica Portnoy: “Para o primeiro disco, tivemos uma sensação mitológica. Desta vez, porém, há um estilo muito mais futurista. Tem um apelo muito do século 21. E o brasão da banda é mais polido, limpo e muito mais moderno do que da última vez, quando tinha um visual antiquado “.

Com relação a turnê, a “MMXX World Tour”, começará dia 23 de janeiro em Sacramento (EUA) e os levará ao redor do mundo durante o Ano Novo. Eles também anunciaram datas da turnê europeia para março de 2020 e datas da América do Sul para Abril de 2020.

As datas dos shows na América do Sul são as seguintes:

Sábado 18 de Abril São Paulo, Brazil Tom Brasil
Domingo 19 de Abril Rio de Janeiro, Brazil Circo Voador
Terça-feira 21 de Abril Santiago, Chile Blondie
Quinta-feira 23 de Abril Buenos Aires, Argentina Teatro Flores