hbNews

Speak Easy Circus lança “Gros Michel”, primeiro single em 2 anos

4 de agosto de 2023


Após depois anos de hiato, a banda Speak Easy Circus retorna com o incrível single “Gros Michel”, fincando sua marca e sendo um nome a ser observado. A canção presenta a ideologia ousada e caótica da banda, com a já conhecida atmosfera sonora nostálgica ao mesmo tempo que exala um frescor sincero graças a energia jovial e mente visionária dos integrantes, criando uma vibe majestosa para amantes do rock alternativo, com letras icônicas.

A banda comenta sobre a faixa: “Escrevi ‘Gros Michel’ porque, durante algumas semanas no ano passado, fiquei estranhamente obcecado por bananas e assisti a tantos vídeos e documentários sobre elas quanto pude. Fiquei surpreso e chocado que algo que as pessoas adoram – bananas – pudesse ser vendido por empresas tão más – La Chiquita. Algumas de suas transgressões (leia-se crimes) incluem envenenar comunidades, causar defeitos congênitos em crianças, financiar o terrorismo e massacrar trabalhadores. E, no entanto, ainda comemos bananas. Que tipo de sistema é criado de forma tão exploradora e maligna? O que diz sobre nós que fazemos parte dela? Parece muito sério, mas no geral a coisa toda me fez sentir um pouco estranho, e eu queria escrever uma música que refletisse esse absurdo”.

“Gros Michel” mostra que a banda está dividindo experiências e sentimentos com o ouvinte e de forma intimista coloca toda sua emoção na música, que carrega forte crítica. Um choque elétrico de paixão mesclado com uma atitude destemida, Speak Easy Circus está em constante avanço, subindo impecavelmente na ordem musical com seus riffs de rock em camadas com seções de metais e arranjos inebriantes, seu som está amadurecendo em algo único, fazendo com que o conjunto da obra seja maravilhoso, desde o visual até a sonoridade exclusiva.

Os riffs de guitarra em progressão de acordes são cintilantes e bem característicos do rock alternativo dos anos 90, cheios de efeitos destilando a energia do garage rock, a bateria segue o ritmo pesado, destilando a energia do indie rock moderno, junto com o baixo que marca forte presença em um groove potente e trompetes que deixa tudo mais interessante. Tudo se completa com os vocais quentes e hipnotizantes que convidam o ouvinte para essa viagem sonora atemporal, muito inspiradas em bandas alternativos das anos 90 como Sonic Youth até os modernos Arctic Monkeys e Muse. Após conhecer Speak Easy Circus, com certeza iremos ter vontade de assistir ao show ao vivo, pois prova que seguem sua proposta inicial, mas desde o primeiro lançamento é possível perceber a evolução técnica da banda, que a cada single está mais profissional e talentosa, mantendo o espírito criativo com sons inusitados.

A canção mantém a frequência, conduzindo o ouvinte em uma viagem sonora inesquecível, com destaque na forma como Speak Easy Circus misturou estilos e de uma maneira peculiar e letras curiosas para criar um hit atemporal, perfeito para os fãs do estilo, conversando diretamente com seu instrumental e com o ouvinte, transmitindo diversos sentimentos e uma vibe, hipnotizante e satisfatória.

Speak Easy Circus é um grupo indie/funk experimental do East End de Glasgow. Seus crescendos caóticos e aberturas ecléticas, uma celebração do estranho e do novo, são um “circo” de ironia e imprevisibilidade. Speak Easy Circus é uma lufada de ar fresco para todos na curiosidade musical nunca da mesma maneira e nos ritmos funky. Speak Easy Circus (Jack Avison – Guitarra/vocal/teclas, Jon Wallace – Sax/teclas, Frazer Laurie – Bateria e Chatonda Ridley – Baixo) lançou seu primeiro EP ‘Bravo Tango Charlie’ para um mundo desavisado em 2019, atraindo comparações empolgantes e confusas a artistas tão distantes como Earth, Wind and Fire, The Libertines, Vulfpeck, Frank Zappa e Snarky Puppy. Após shows esgotados no King Tut’s e na O2 Academy, Speak Easy Circus e sua fenomenal seção de metais lançaram o single ‘Neon in Daylight’, um autoproclamado ‘banger de verão’ em abril de 2020 com grande aclamação, críticas e tempo de antena em muitos estações de rádio em Glasgow e na Escócia.

Acompanhe Speak Easy Circus nas redes sociais:

https://www.facebook.com/speakeasycircus/
https://www.instagram.com/speakeasycircusband/