hbNews

Vanir lança o single e videoclipe ‘Dødsfærd’

Vanir lança o single e videoclipe ‘Dødsfærd’

10 de janeiro de 2022


“Dødsfærd” (a jornada das mortes) é o primeiro single e videoclipe do 6º álbum da banda viking de death metal melódico Vanir. A música se inspira nas palavras de Hávi (o Altíssimo) como um lembrete de que todas as nossas ações ecoam na morte para que nossos legados sejam julgados. Gado morre, parentes morrem, até você deve morrer, eu sei uma coisa que nunca morre: o julgamento de cada morte.

“Dødsfærd” é o primeiro single do próximo álbum do Vanir, “Sagas”, que será lançado em 11 de março de 2022. O single digital está disponível aqui.

Das Sagas de antigamente aos salões de Valhalla, dos campos de batalha dinamarqueses e germânicos com suas batalhas sangrentas e ferozes combatentes, os guerreiros dinamarqueses Vanir estão de volta e criaram, sem compromisso, um novo álbum épico, com um fascínio por nossas origens comuns e o sangue derramado ao longo da história. Poucas bandas têm mais autoridade para fazer isso: Vanir é uma das bandas de death metal melódico viking mais conhecidas e proeminentes da Dinamarca. O grupo lançou, desde o início, cinco álbuns completos muito bem recebidos pela mídia e pelos ávidos apoiadores do gênero. Mas pode-se dizer, sem muita hesitação, que seu sexto trabalho “Sagas” é o melhor até agora.

Escrito e gravado durante a pandemia, mixado e masterizado por Rune Stiassny (Iron Fire, ex-Saturnus), “Sagas” tem como tema principal a mitologia nórdica, mas também tem uma canção dedicada a um dos escritores de fantasia mais importantes da história – J.R.R. Tolkien – que foi muito inspirado pela mitologia nórdica e pela Dinamarca. Por outro lado, uma música como “Black Clad”, tem uma espada de dois gumes: foi escrita como uma homenagem ao deus nórdico Brage, mas também como uma homenagem aos fãs do metal. Os fãs que apoiam a cena e que serão a espinha dorsal da cena ao vivo na pós-pandemia. Martin Rubini, vocalista de Vanir, comenta: “Durante a pandemia o mundo da música virou de cabeça para baixo, este álbum tem sido nossa âncora na parte criativa de nossas vidas em um período em que todos os nossos shows foram cancelados e ainda precisávamos ser criativos e fazemos o que gostamos, tocando metal. Com “Sagas” continuamos o caminho que traçamos com “Aldar Rök” e “Allfather” e a visão que temos para o Vanir”.

Essa é a abordagem do Vanir dos temas em 2021: paisagens sonoras melódicas e ferozes, com cordas líricas ligadas à mitologia e ao paganismo, mas não terminando aí. A arte de “Sagas” retrata isso com uma mistura de várias imagens míticas nórdicas. É inspirado na ideia de destino e nas Nornas, que aqui são interpretadas como um ser singular, exibindo vários aspectos do destino, enquanto se entrelaçam em seus fios. Mostra um imaginário elegante, feminino e forte. A arte foi feita pelo baixista Lars Bundvad. “Para este álbum, não escrevi nenhuma música”, explica. “Tendo sido isolado devido à pandemia – meu sistema imunológico não é terrivelmente robusto – eu queria ir mais longe e me esforçar para a arte. O Norn retrata uma personagem feminina forte e um sábio que possui sabedoria e poder. E eu estou muito feliz com o resultado ”.

“Sagas” será relançado em CD, LP (duas cores diferentes, cada uma limitada a 300 unidades) e formatos digitais via Mighty Music em 11 de março de 2022.

Tine Hviid Roger/Mighty Music

Formação:
Martin Rubini: vocais
Kirk Backarach: guitarra solo
Phillip Kaaber: guitarra base
Lars Bundvad: baixo
Daniel Kronskov: bateria
Stefan Dujardin: teclado

 

Webshop:
https://bit.ly/vanir-target

Single digital:
https://vanir.lnk.to/dod