hbNews

Velhas Virgens lançam seu primeiro Vinil

Velhas Virgens lançam seu primeiro Vinil

20 de abril de 2023


O novo disco das Velhas Virgens (19º da carreira) foi lançado em meio às muitas mudanças e dificuldades que todos viveram em 2020. A pandemia impediu que a banda continuasse a turnê, que começou no final de 2019, com o lançamento dos primeiros singles que anteciparam o disco completo. O disco teve seu lançamento online, mesmo sem definições e prazos para uma possível volta à normalidade. O rock não pode parar. E nem a maior banda independente do Brasil.

Com 10 músicas, o disco nasceu para ser um EP e foi sendo aumentado e construído durante a pré-produção, antes mesmo dos ensaios com a banda. A ideia era fazer uma homenagem ao rock ‘n’ roll dos anos 70, sem sair do estilo simples cultivado ao longo dos anos. Nem todas as músicas acabaram caminhando para isso, mas, no geral, foi possível chegar em um clima orgânico nas gravações e arranjos que nos remete ao rock setentista.

O disco inicia com “Mazzaroppi Blues” (Paulão de Carvalho), a primeira vez que a banda gravou uma música instrumental, com “riff” e melodia compostos para gaita, um arranjo entre a surf music misturada ao rockabilly com pegada bem dançante.

Em seguida vem “O Bar Me Chama” (Paulão de Carvalho), que dá nome ao disco, um típico blues das Velhas Virgens, bem-humorado, chamando todos para a festa, com refrão grudento, “riff” de gaita e um arranjo mais elaborado com metais e coro lembrando os momentos mais pop de BB King.

“Leprechaun” (Paulão de Carvalho) aparece duas vezes, na primeira versão mais rock e na segunda, com a participação especial da banda paranaense “Terra Celta”, mais divertida com seus instrumentos diferentes e um tratamento “celta”, estabelecendo uma ligação sonora entre a festa de St. Patrick e o folclore brasileiro.

A stoniana “Brechó Cintilante” (Paulão de Carvalho) dá o clima rock ‘n’ roll bem ao estilo dos anos 70, com uma gravação bastante orgânica. Conta a história de um bar lisérgico que aparece e desaparece no meio da serra da Cantareira, onde pessoas de todas as épocas vão para dançar, curtir a música, boa comida e bebida. Até Raulzito dá as caras por lá.

“Não É Não” (Alexandre Cavalo Dias) é a música controversa feita sob medida para a vocalista Juliana Kosso. A banda buscou seu arranjo em uma mistura de bandas dos anos 70 de diferentes vertentes, como “Cream” e “Lynyrd Skynyrd”. A diferença vai para a temática feminista que dá voz ativa e protagonismo para a garota da banda.

O rock mais pesado do disco fica por conta de “Carregue Sua Cruz Com Classe” (Paulão de Carvalho), com um “riff” de guitarra simples e pesado, numa levada que evoca o pré-punk setentista, com letra que fala de alcoolismo e de não colocar em risco coisas importantes da vida, encarando as agruras do dia a dia (como ter que ficar um tempo longe da bebida e do bar) com algum bom humor.

“Vícios e Pecados” (Alexandre Cavalo Dias) fala de dor e separação, que ficou ainda mais angustiante nessa interpretação, diante do cenário pandêmico que nos cerca. Com arranjo simples, refrão que cresce com a música, é uma balada que os Velhos costumam gravar em todos seus discos.

Outra novidade é a versão de “Lousiana”, um sucesso obscuro dos anos 70 na voz de Mike Kennedy, composta por Percy Mayfield, aqui em uma versão de Paulão de Carvalho aludindo a um casal de moças: Thelma & Louise? Não, Luisa e Ana. A canção recebeu um tratamento sonoro mais pesado e direto com teclados do produtor Gabriel Fernandes, guiando os arranjos.

Para fechar o disco, há dois presentes para o público: a versão de “Leprechaun” com o grupo “Terra Celta” e uma versão de “O Bar Me Chama” com direito a um divertido “coro de zumbis” finalizando o disco.

O lançamento é uma parceria entre E-DISCOS.NET e VinilOlds.

O Bar Me Chama: Disco indicado ao Grammy Latino na categoria de melhor álbum de Rock de 2021

Caracteristicas:

Vinil 12″ Preto

Capa Simples

Encarte 30×30 com as letras

Edição limitada 300 cópias

Prensagem: Rocinante

 

LADO A

01 Mazzaroppi Blues

02 O Bar Me Chama

03 Leprechaun

04 Brechó Cintilante

05 Não é Não

LADO B

01 Carregue Sua Cruz Com Classe

02 Vícios e Pecados

03 Leprechaun (Feat. Terra Celta)

04 Luiza e Ana

05 O Bar Me Chama (Versão Coral Zumbi)

 

Preço – R$ 129,90

Link para compra

https://e-discos.lojaintegrada.com.br/velhas-virgens-o-bar-me-chama