Resenhas

Best Of: Living The Dream

Tarja

Avaliação

9.0

A cantora finlandesa Tarja Turunen lançou no final do ano passado o álbum “Best Of: Living The Dream”, que apresenta uma seleção de suas melhores músicas de sua carreira solo, incluindo algumas canções inéditas. O álbum oferece uma visão geral da habilidade vocal de Tarja, com um repertório diverso que abrange diferentes estilos musicais, como metal sinfônico, rock e música clássica.

A compilação é um excelente panorama da carreira solo de Tarja aos “não iniciados” e até mesmo aos “iniciados”, destacando a escolha das músicas e a versatilidade da artista como cantora e compositora. Este é um álbum que retrata sua evolução musical e a marca registrada de sua voz poderosa. Possui desde baladas emocionantes até faixas mais pesadas e intensas. A seleção das músicas neste registro foi feita com cuidado e atenção pela gravadora, já que Tarja, provavelmente, participou ativamente da escolha.

“Eye Of The Storm” é uma música grandiosa e teatral que combina tango argentino, metal sinfônico, pop rock e elementos clássicos. É a faixa de abertura deste Best Of. A primeira música solo de Tarja, “I Walk Alone”, que foi lançada em 2007, vem do álbum “My Winter Storm”. Antes disso, ela lançou um álbum natalino intitulado “Henkäs Ikuisuudesta” em 2006, que só foi lançado na Finlândia.

As faixas subsequentes, “Die Alive” e “Enough”, também são do álbum “My Winter Storm”. “Falling Awake”, “Until My Last Breath” e “I Feel Immortal” são do terceiro álbum de Tarja, “What Lies Beneath” (2010), que é mais experimental e apresenta sons mais pesados e eletrônicos.

O álbum “Colours In The Dark” (2013), considerado o mais forte, dinâmico e maduro de Tarja, é representado por três faixas: “Victim of Ritual”, “500 Letters” e “Never Enough”. Este Best Of não apresenta nenhuma música do quinto álbum clássico de Tarja, “Ave Maria”, mas inclui três faixas do sexto álbum dela, “The Shadow Self” (2016): “Innocence”, “Demons In You” e “Diva”. Inclusive, a colaboração com Alissa White-Gluz em “Demons in You” foi uma união interessante entre duas divas diferentes, com destaque para o baixo de Kevin Chown.

O último álbum de Tarja, “In The Raw”, lançado em 2019, é representado por três faixas neste Best Of: “Dead Promises”, “Tears In Rain” e “You And I”. Nestas músicas, é possível perceber que Tarja optou novamente por um som mais pesado e melancólico, incluindo canções de piano teatrais.

Qualquer admirador fervoroso certamente sentirá saudades de uma ou outra joia preferida, entretanto, no geral, a escolha é muito balanceada e habilmente organizada. Por sorte, cada indivíduo pode escolher o que considera verdadeiramente importante nessa variedade de conteúdo. Contudo, para os fãs mais fervorosos, é evidente que a indicação de compra deste álbum é inquestionável. A versão brasileira foi lançada pela Shinigami Records em parceria com a Sound City Records e e.a.r.Music.

TRACKLIST:

1. Eye of the Storm
2. I Walk Alone (Single Version)
3. Die Alive (Alternative Version)
4. Enough
5. Falling Awake (Feat. Jason Hook)
6. Until My Last Breath (Single Version)
7. I Feel Immortal (Radio Remix)
8. Victim of a Ritual
9. 500 Letters
10. Never Enough
11. Innocene (Radio Edit)
12. Demons In You (Feat. Alissa White-Gluz)
13. Diva
14. Dead Promises (feat. Björn ?Speed? Strid)
15. Tears in Rain
16. You and I (Band Version)