Resenhas

Despertar

Borde

Avaliação

8.0

Considerados a nova promessa do metal argentino, a banda Borde começa com ‘Despertar’, o EP de estreia. O grupo lançou o trabalho em novembro de 2020, que é uma prévia do debut album prestes a ser lançado, que se chamará “Mundos Paralelos”.

Formada no final de 2019, em Buenos Aires, Argentina, a banda originou-se da necessidade dos músicos de encontrarem novas formas para expressar sua reflexão sobre o presente do mundo moderno que se visualiza nos dias de hoje.

O EP é de fácil audição, são pouco mais de 14 minutos divididos em apenas quatro músicas que são o suficiente para mostrar o motivo da imprensa classificar Borde como a nova aposta do metal argentino. Outro grande detalhe é que a banda canta em sua língua nativa, ao invés de investir no inglês para promover melhor a banda – será que o álbum de estreia será em espanhol também?

‘Despertar’ apresenta uma mistura de thrash metal com groove metal, em cima de letras que falam sobre desgosto, manipulação, alcoolismo, consumo e violência, em decorrência de conflitos sociais e problemas pessoais. A crítica faz forte referência ao custo de fazer parte de uma sociedade onde a ansiedade e a luta para encontrar o próprio caminho são o padrão principal.

Borde aposta em tudo sem medo para lançar sua música ao mundo. O som não é algo inovador ou muito diferente do quem vem surgindo, mas a força de vontade dos meninos merece um destaque. O EP foi uma ótima maneira de conhecer a banda e deixar todos ansiosos para o álbum de estreia. Espero que a banda não nos decepcione.

Faixas:

  1. Calma
  2. Revelo
  3. Guía
  4. El Costo de Ser

Formação:

Fabián Meaurio – Voz
Alfredo Gelberg – Baixo
Luciano Martínez – Bateria
Francisco Ukmar – Guitarra