Resenhas

ECILA

Trapézia

Avaliação

8.5

“Ecila” é o primeiro ato do Trapézia, projeto solo da vocalista e compositora Thaís Lyrica. Projeto esse que une moda, fantasia e um Metal forte, suculento e melodioso.

O trabalho é conceitual, baseado no clássico “Alice No País Das Maravilhas” — uma das obras máximas do poeta, romancista e fabulista inglês, Lewis Carrol. O trabalho que foi gravado e produzido (mixado e masterizado) pela Loud Factory se configura e se desenvolve em três faixas que são permeadas por muitas e belas melodias; riffs fortes e expressivos; e atmosferas que ora são sombrias e apreensivas e noutras idílicas.

De forma serena, tímida e crescente, “Games”, se faz de portal para o mundo de “Ecila” (palavra que é um anagrama para Alice). Violões e teclas vão criando o caminho para a voz doce, mas potente de Thaís; o peso vai surgindo discretamente e vai crescendo num instrumental vigoroso. A bateria é pontual, as guitarras são corretas em riffs inteligentes e melodias sofisticadas e o baixo de Fernando Quesada (Shaman, Noturnall, Armored Dawn) vai se desenhando junto a composição. O refrão é algo memorável, nada extravagante, mas grudento ao extremo (e isso é ótimo). “Games” possui mais dinâmica e traços modernos e futuristas, muito recordando os registros mais recentes do Within Temptation, Evanescence e Lacuna Coil, porém, com muita personalidade e características próprias. Os vocais de Thaís novamente se destacam em mais um bonito e evocativo refrão. A história avança e por fim desembarcamos em “Doors”. Essa é, talvez a faixa mais agitada do trabalho, assim como é a que mais memora bandas do chamado Metal Gótico (Semblant é um nome que logo vem a mente), embora o trabalho do Trapézia seja mais simples, mas não menos elegante e chamativo.

“Ecila” é um trabalho curto, mas repleto de beleza e de uma inocência que lhe tornam ainda mais completo. Vigoroso, delicado e coerente em sua simplicidade. Um pequeno passo que com toda certeza é o início para uma jornada ainda maior, mais plena e exuberante. Nos pequenos frascos estão os melhores venenos e perfumes, nos pequenos frascos também estão os grandes achados musicais; “Ecila” é esse achado.

Faixas:

01 – Games
02 – Mirror
03 – Doors

Formação:

Thaís Lyrica – Vocais