Resenhas

He Whose Name Was Long Forgotten

Fossilization

Avaliação

9.0

Fossilization é uma banda de death metal formada em 2020 na cidade de São Paulo. Em 2021, através dos selos Everlasting Spew Records e Transylvanian Records, o grupo lançou seu primeiro trabalho de estúdio, o EP intitulado “He Whose Name Was Long Forgotten”.

A primeira música do EP se chama Neanderthal Tombs. A música inicia com um riff de guitarra soturno e apresenta o clima que é trabalhado em todo o EP. Fossilization é formado por dois membros da banda de doom metal Jupiterian: V (guitarra, baixo, vocal) e P (bateria) formam o duo. São duas bandas distintas, mas que possuem em comum uma atmosfera sombria, contudo ainda bem diferentes. Neanderthal Tombs evidencia tal atmosfera: riffs sombrios, vocais guturais graves e bateria ora mais, ora menos cadenciada.

A segunda faixa tem o título de Blight Cathedral. Tal música apresenta uma introdução com riffs de guitarra marcantes, assim como a primeira música, mas a bateria trabalha com tempos mais rápidos, diferentemente da primeira música. Merece destaque também os vocais de V. O timbre e a performance vocal no trabalho em questão contribuíram muito com a atmosfera do mesmo.

Caronte, a terceira faixa do EP, inicia com um andamento cadenciado e mórbido, mas intercala momentos mais rápidos, com blast beats, uma das características marcantes do gênero death metal. É válido destacar a atmosfera dos trechos finais da música em questão: a banda captou uma sonoridade que poderia muito bem ser utilizada em filmes de terror.

A quarta faixa tem o título do EP: He Whose Name Was Long Forgotten. Tal música inicia com andamentos rápidos, se diferenciando um pouco das demais nesse sentido. Vale frisar ainda a importância do baixo no EP, especialmente no que diz respeito ao timbre e à produção.

A quinta e última faixa tem o título de A Glorious Epoch. Tal música segue a atmosfera trabalhada nas outras faixas, com exceção de alguns andamentos rítmicos nos momentos finais. Pode-se dizer que todas as faixas do EP se destacam e merecem a mesma atenção, o que não acontece com alguns trabalhos de estúdio. He Whose Name Was Long Forgotten é um excelente início para uma banda nova como o Fossilization.

Faixas:

  1. Neanderthal Tombs
  2. Blight Cathedral
  3. Caronte
  4. He Whose Name Was Long Forgotten
  5. A Deplorable Epoch

Formação:

V (guitarra, baixo e vocal)

P (bateria)