Resenhas

II

Intaglio

9.0

Intaglio é um projeto de Atmospheric funeral death doom metal que existe desde 2005 - idealizado pelo russo Evgeny Semenov -, e hoje compartilha seu mais novo disco, intitulado 'II'. Intaglio sempre foi um projeto que não tem medo de ultrapassar os limites e definir novos padrões no gênero. O destaque está no uso extensivo de contrabaixo e violoncelo injeta um caráter único na música.

‘II’ é o segundo disco da carreira da banda, onde todas as sete músicas que compõe esse trabalho – embora não haja pausas entre as faixas -, foram gravadas ao vivo, sete cantores profissionais contribuíram com vozes que variam de baixo profundo a soprano. Os instrumentos incluíam não apenas uma panóplia de guitarras elétricas e acústicas e fontes percussivas, mas também instrumentos clássicos, como contrabaixo, violoncelo, sinos e flauta, bem como harpa de boca.

Embora classificado como Funeral Doom, a maioria das músicas assim classificadas tem mais probabilidade de hipnotizar do que de provocar suspiros de admiração. Mas II não é típico e, embora seja realmente fascinante, o magnífico feitiço que ele lança deriva de ingredientes incomuns e uma concepção incomum, sendo assim, Funeral Doom não é mais uma descrição adequada – E é por isso que este artista chamou minha atenção.

‘II’ foi gravado e mixado no Slow Burn Studio (When Nothing Remains, Woe Unto Me), e foi masterizado por Mika Jussila (Shape Of Despair, Isole, Unholy, Moonspell) no estúdio Finnvox na Finlândia. Inclui capas impressionantes criadas pelo muito procurado artista polonês Mariusz Lewandowski (Bell Witch, Atramentus) e a arte foi projetada para destacar e complementar a música única do álbum.

Aqui temos uma diversidade dentro dos estilos mais densos do metal, criando uma Opera Metal, onde o caminho do álbum é cuidadosamente traçado, às vezes ornamentado e elaborado, e outras vezes relativamente despojado e simplesmente esmagador ou sacudido. É produzido de uma forma que fornece clareza e separação, permitindo ao ouvinte identificar todas as peças contrastantes e complementares desta rica tapeçaria musical à medida que é tecida, mesmo que a imagem completa não se encaixe, exceto gradualmente.

Formação:

Evander Sinque – Vocais principais
Evgeny Semenov – Acústico, Barítono, Guitarra elétrica, Baixo, Korg MS-20
Alexey Batrakov – Contrabaixo, Baixo
Nadia Avanesova – Violoncelo
Roman “V” – Bateria, Percussão
Tres Hunter – Vocais baixo
Andy Grig – Vocais tenor
Reverendo B. – Palavras faladas, vocais de barítono
Maria Balakina – Vocais de soprano, Chimes
Artur Shaura – Basso Profundo
Dmitry Litvintsev – Vocais de barítono
Anna Semenova – Palavras faladas
Alexander Tretyakov – Guitarras adicionais
Aleksey Samoschenkov – Flauta
Sergey Sevastyanov – Mouth Harp

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Headbangers News e é de responsabilidade de seu autor.