Resenhas

Live By Fire II

Enforcer

Avaliação

8.9

Queridos leitores e leitoras, estão com saudades dos shows ao vivo? Eu também! Talvez por isso “Live By Fire II” caia como uma luva para esta minha abstinência de uma boa e velha aglomeração ao estilo heavy metal. Com sucessos da banda sueca gravados ao vivo na Cidade do México, mostra o amor que a comunidade latino-americana tem por este gênero musical tão popular entre nós.

Começando pela excelente captação de áudio, conseguimos perceber toda a energia e frenesi da banda interagindo com o público. Só me faz ter ainda mais vontade de estar em meio a esta turba, pulando e cantando a plenos pulmões.
Até uns 3 anos atrás eu não conhecia muito bem a banda e comecei a acompanhá-los mais de perto em seu álbum de estúdio “Zenith”. Ali descobri a figura de Olof Wikstrand, que realmente tem uma performance vocal invejável e um carisma que poucos frontman da atualidade possuem. Isso me fez procurar os trabalhos anteriores e a pesquisar melhor. O que fazia estes suecos quererem tocar como as bandas old school precursoras do gênero? De fato a resposta não importa, o que importa é que o resultado é extremamente convincente e de alto nível.
São 17 faixas apresentando um grupo em grande forma pré-pandemia (foi gravado em 2019 e lançado em Março deste ano), servindo como uma espécie de “cápsula do tempo” daquilo que fomos antes de toda esta tragédia que continua nos abatendo.
Fecho os olhos lembrando da minha infância e adolescência, em que as grandes bandas de thrash e speed metal soavam exatamente assim. Com guitarras gêmeas, uma bateria avassaladora e um vocalista estridente que interage habilmente com sua plateia. Não há como não gostar do Enforcer.

Formação:
Olof Wikstrand – Vocal e Guitarra
Jonas Wikstrand – Bateria, Piano e Teclado
Tobias Lindqvist – Baixo
Jonathan Nordwall – Guitarra